Saúde

Losartana: veja os lotes interditados e saiba o que fazer para trocar o remédio

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda não suspender o tratamento e buscar orientações de um médico em caso de dúvidas

Foto: Divulgação

Após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana, usado para tratar a pressão alta, muitos pacientes têm se perguntado como saber se o remédio que têm em casa faz parte do lote em questão.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar que a medida é preventiva. A recomendação da Anvisa para pessoas que usam o remédio é a de não interromper o tratamento. Qualquer alteração na condução do tratamento deve ser realizada apenas pelo médico que acompanha o paciente.

Para ver se o medicamento que toma está entre os com ordem de recolhimento, você pode checar o lote neste link. Já os com ordem de interdição estão disponíveis aqui.

O que fazer caso tenha em casa medicamento com lote afetado?

Após consultar a lista dos lotes, caso você esteja usando medicamento que consta na relação da Anvisa, a agência orienta continuar o tratamento ainda assim e também conversar com o médico em caso de dúvida.

Os pacientes podem, também, entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) do laboratório para buscar informações sobre a troca do remédio por um lote que não tenha sido afetado pelo recolhimento ou interdição.

Os meios para contato com as empresas estão disponíveis na embalagem e bula dos produtos.

As empresas precisam obedecer o prazo máximo regulamentar para conclusão do recolhimento desses produtos que é de 120 dias, contados da data da publicação da resolução que determinou o recolhimento (23/06/2022).

Entenda o motivo que levou à determinação do recolhimento

A agência informou que a decisão foi tomada em razão da presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável. 

Conforme a Anvisa, desde que foi descoberta, em setembro do ano passado, a possibilidade da presença do azido na losartana, a agência tem atuado junto às farmacêuticas. Autoridades reguladoras de outros países também adotaram ações de recolhimento, como Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos da América, Portugal, República Tcheca e Cingapura.

Para tomar a decisão, a Anvisa disse ter ouvido também a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Em março, a farmacêutica Sanofi Medley anunciou que faria recolhimento de todos os lotes de remédios com princípio ativo losartana devido às impurezas. A medida foi também preventiva.

Reforçando: Qualquer alteração na condução do tratamento deve ser realizada apenas pelo médico que acompanha o paciente. Não é recomendado suspender o tratamento sem orientação médica.

LEIA MAIS: >> Devo parar de tomar remédios à base de losartana? Veja o que fazer

*Com informações da Agência Estado. 

Pontos moeda