Saúde

Atividades físicas podem evitar 10 mil casos de câncer por ano no Brasil

Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere 150 minutos de exercícios por semana

Foto: Divulgação
51% do percentual feminino não pratica atividades físicas, apenas 43% do masculino deixa os exercícios de lado.

Aproximadamente 10 mil casos de câncer por ano podem ser evitados no Brasil se as pessoas aderirem à prática de exercícios físicos. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), em parceria com as universidades de Harvard, Cambridge e Queensland.

Outro levantamento, feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforça a importância das atividades: segundo os dados, menos da metade dos brasileiros atingiu a recomendação mínima sugerida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática de exercícios semanais, que seriam 150 minutos de atividade moderada ou 75 minutos em ritmo intenso.

Segundo o rádio-oncologista do Instituto de Radioterapia Vitória (IRV) Carlos de Freitas Rebello, a regularidade das atividades auxilia no controle de peso e do nível de gordura. “O sedentarismo aumenta o risco de incidência de tumores”, explica.

Mulheres

De acordo com Carlos de Freitas Rebello, as mulheres se encontram em desvantagem em relação aos homens. Enquanto 51% do percentual feminino não pratica atividades físicas, apenas 43% do masculino deixa os exercícios de lado.

“É importante fazer esse alerta sobre a relevância de movimentar o corpo, e ressaltar também que esse hábito deve ser combinado ainda com uma alimentação saudável”, afirma o médico.

Pontos moeda