Saúde

Exercício do bem e aliado do emagrecimento

Esporte é democrático, pode ser praticado ao ar livre e sem gastos financeiros

Foto: Divulgação

A corrida é uma das atividades físicas que mais queima calorias. Em média, 600 são perdidas em uma hora de exercício. “A corrida estimula o sistema cardiorrespiratório e, por conta disso, gera alterações fisiológicas como a diminuição da frequência cardíaca de repouso, redução do percentual de gordura, controle da glicemia, além do fortalecimento dos membros inferiores. Atividade envolve grandes grupos musculares”, explica o preparador físico especialista em corridas, Nei Robson.

Além da perda de calorias e dos benefícios que proporciona à saúde, o fato de ser um esporte democrático, que pode ser praticado ao ar livre, sem gastos, atrai cada vez mais adeptos. Nessa época do ano, em que muitos iniciam a prática de olho na estética para ficar em forma para o próximo verão, o preparador físico alerta que é preciso cautela.

“Tudo depende do atual condicionamento físico da pessoa. Antes de iniciar uma atividade física, principalmente quem é totalmente sedentário, é recomendado procurar um profissional para fazer uma avaliação física. Não é viável alcançar resultados pulando etapas, pois isso pode render uma lesão”.

Para quem quer iniciar a atividade, a recomendação do preparador físico é que se faça aos poucos, começando com caminhadas até chegar a correr. Os resultados dependem da frequência, tempo e distância das corridas, sempre aliados à alimentação, para quem quer perder peso. Muito mais do que resultados estéticos, quem iniciar a atividade física agora, chegará ao verão- daqui a alguns meses mais saudável com a prática de atividade física regular.

Pontos moeda