Saúde

Insônia? Conheça algumas técnicas que te ajudam a relaxar e alcançar uma boa noite de sono!

Mudar posturas e rotinas podem te ajudar a encontrar a solução para noites mal dormidas. Porém, se o problema permanecer, é hora de procurar ajuda profissional

Foto: Divulgação
Muitas vezes o problema da insônia é comportamental

Estresse, pressões no trabalho, problemas financeiros, obrigações familiares, problemas de saúde, depressão, ansiedade, hábitos ruins antes de dormir e diversos outros fatores podem estar sabotando suas noites de sono. Algumas medidas podem ser adotadas, e elas ajudam o cérebro a identificar o momento de diminuir o ritmo e descansar.

De acordo com a psicóloga Karla Cardozo, existem muitas causas para insônia e elas precisam ser diagnosticadas e tratadas. “O tratamento pode envolver vários métodos, mas muitas vezes o problema da insônia é comportamental. Podemos aderir algumas medidas que ajudam a resgatar a qualidade do sono, caso eles persistam, é importante procurar ajuda profissional”.

A psicóloga diz para utilizar a cama apenas para dormir e para ter relações sexuais, evitando ao máximo ler, assistir TV ou fazer qualquer outra coisa, isso ajuda o cérebro a identificar que quando você deitar, aquele momento é reservado para o descanso. 

Outra dica é preparar um 'ritual' para o sono. “Se preparar para dormir cerca de trinta muitos antes do horário no qual se deseja dormir, evitando a utilização do celular, televisão e vídeo games. Fazer coisas que normalmente o relaxam, como tomar um chá, um banho quente ou ler um livro são atitudes que contribuem para alcançarmos noites bem dormidas”.

Outras dicas 

Evitar dormir com o celular do lado da cama; evitar dormir com televisão ligada; dormir em um local adequado e preferencialmente escuro; evitar tirar cochilos durante o dia; evitar alimentos que atrapalham o sono como café e energéticos no período da noite e praticar exercícios físicos. 

Se mesmo adotando essas medidas o quadro de insônia persistir é importante procurar um psicólogo, pois esse profissional pode contribuir com técnicas de mudança de comportamento que trabalham a regulação do sono. “Algumas das técnicas que são utilizadas nas terapias do sono são a do controle de estímulos, restrição de sono, práticas de relaxamento, práticas de higiene do sono, entre outras”.

O psicólogo junto com o paciente escolhe as melhores abordagens para o problema especifico. “Vale ressaltar que não existe uma solução rápida e tudo querer pratica constante”.

Pontos moeda