Saúde

Principal causa do câncer de útero é o HPV. Saiba identificar os sintomas!

Tabagismo também parece estar relacionado ao desenvolvimento desse tipo de câncer

Foto: Divulgação

Qual o principal fator de risco para o câncer de útero? A oncologista Juliana Ominelli, do Grupo Oncoclínicas do Rio de Janeiro, afirma que o principal fator de risco para a doença é a infecção por HPV. Segundo ela, esse risco pode ser potencializado por outras doenças sexualmente transmissíveis, que aumentam a inflamação no local, reduzindo a imunidade e, assim, elevando a chance de surgimento do câncer. 

A oncologista ressalta que o tabagismo também parece estar relacionado ao desenvolvimento desse tipo de câncer.

De acordo com o  Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Tem sintomas? No início, não tem sintomas. Juliana afirma que, quando aparecem, no caso de câncer de colo de útero (base do útero) são sangramento vaginal, dor durante a relação sexual e até um odor forte. Já no caso de câncer de corpo de útero, o principal sintoma é o sangramento vaginal em mulheres menopausadas. Algumas mulheres se queixam de dor no baixo ventre e aumento do tamanho da barriga, segundo a oncologista.

É possível prevenir esse tipo de câncer? Sim. Com uso de preservativo e vacina contra o HPV. A vacina previne que a pessoa seja infectada pelo vírus e transmita para outras pessoas, além de diminuir o risco do desenvolvimento de câncer em quem tem o vírus, segundo a oncologista. Ela ressalta que a vacina também é indicada para meninos. O HPV em homens está relacionado ao câncer de pênis, canal anal, cabeça e pescoço. Vale ressaltar que, como o câncer de corpo de útero ocorre com mais frequência em mulheres obesas e diabéticas, uma boa forma de prevenção é manter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regularmente.

Quem teve filho tem menos risco de desenvolver câncer de útero? Segundo a oncologista, ter filho diminui o risco de câncer de corpo de útero, mas não o de colo de útero. “Até porque, para engravidar, a relação sexual foi sem o uso de preservativo”, afirma. Durante a gravidez, a mulher fica 9 meses sem menstruar e, portanto, sem a descamação do endométrio nesse período. Por isso o risco do desenvolvimento de câncer de corpo de útero na mulher que foi mãe é menor, de acordo com Juliana.

A menopausa é uma época de atenção ao início de desenvolvimento do câncer de útero? Juliana explica que o câncer de corpo de útero tem maior risco na menopausa. Assim, se a mulher voltar a ter sangramento após a menopausa, deve procurar um ginecologista. Já o câncer de colo de útero tem chance de ocorrer em qualquer idade, incluindo a menopausa, daí a importância do exame anual preventivo chamado papanicolau. Segundo o Ministério da Saúde, esse exame deve ser feito entre 25 e 59 anos.

Tratamentos para engravidar podem aumentar o risco desse câncer? Tratamentos para engravidar estimulam o crescimento do endométrio, camada interna do útero, para que fique mais espesso, portanto apropriado, para receber o embrião. Segundo a oncologista, esse estímulo da camada pode aumentar o risco de câncer .

Em quais órgãos costuma dar metástase? Câncer de colo de útero mata? O câncer de corpo de útero costuma crescer localmente e envolver órgãos ao redor, como bexiga, intestino e vagina. As metástases costumam ser para pulmão, ossos e fígado. Já o câncer de colo de útero, ao crescer, causa obstrução intestinal e dificulta a função dos rins. A metástases desse tipo de câncer costuma ser linfonodos abdominais, pulmão e ossos. 

Depois que acaba a idade reprodutiva, o útero perde sua função e deve ser retirado? A retirada do útero não é recomendada, a não ser em casos específicos, como suspeita de câncer e mioma com muito sangramento, segundo a oncologista. Ela explica que os ovários produzem hormônios em pequena quantidade, mesmo após a menopausa, e por essa razão a histerectomia (retirada do útero) é evitada

O que uma mulher pode fazer a partir dos 40 anos para não ter esse câncer? É possível tomar algumas medidas para diminuir o risco desse tipo de câncer como manter uma alimentação saudável, praticar atividade física e evitar o sobrepeso. E ainda: tomar a vacina contra HPV e usar preservativo  

Por: Fernando Mellis, do Portal R7

Pontos moeda