Saúde

Vale a pena investir em suplementação alimentar? Veja os benefícios!

Eles podem ajudar a evitar a ação dos radicais que causam envelhecimento por meio de ativos antioxidantes.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
O suplemento alimentar não substitui refeições e não serve como dieta exclusiva.

Cada vez mais populares, os suplementos alimentares ajudam na melhoria da força e desempenho do atleta, seja ele profissional ou apenas adepto às atividades físicas. As formulações desses produtos repõem nutrientes, aminoácidos, vitaminas e sais minerais consumidos pelo organismo durante o exercício físico.

“O consumo de suplementos é indicado, normalmente, para atletas esportistas e atletas amadores que treinam para manter a boa forma e a saúde. Mas, não praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar com a ingestão destes produtos, mediante orientação especializada”, explica a nutricionista Vanessa Leite.

Além de prevenir e auxiliar no tratamento de doenças, como diabetes, doenças cardiovasculares, colesterol e hipertensão, os suplementos alimentares podem contribuir no processo de emagrecimento, auxiliar no combate ao envelhecimento e tratar a desnutrição, por meio das calorias e dos nutrientes presentes em determinados suplementos.

“O exercício, a respiração e o sol estimulam a produção de radicais livres que causam o envelhecimento precoce. Por isso, alguns suplementos podem ajudar a evitar a ação desses radicais por meio de ativos antioxidantes”, completa Vanessa.

O suplemento alimentar não substitui refeições e não serve como dieta exclusiva. Sua função é complementar a dieta diária de uma pessoa saudável, e deve ser indicado por um profissional da área da saúde qualificado e especializado no assunto.

Pontos moeda