• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

Veja onde se vacinar contra o sarampo no sábado (13)

Saúde

Veja onde se vacinar contra o sarampo no sábado (13)

Ação tem como foco atualização da caderneta de vacinação. Podem se vacinar pessoas com idade entre 1 e 49 anos.

Foto: Arquivo/Agência Brasil
O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos.

Cariacica, Viana e Guarapari e Serra são os municípios que farão uma ação conjunta de vacinação contra o sarampo, neste sábado (13). A ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e terá como foco a atualização da caderneta de vacinação contra o sarampo.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, o público-alvo serão pessoas de 1 a 49 anos de idade, conforme o calendário nacional de vacinação. “A vacina nesta ação será disponibilizada para pessoas não vacinadas ou que não possuem o cartão de vacinação e aquelas que estejam com o esquema de vacinação incompleto. São essas as pessoas que devem procurar as unidades de saúde neste sábado”, explicou a coordenadora.

Ela destacou ainda que a ação acontece devido a circulação do vírus na região Sudeste. “Ano passado houve surto da doença na região norte do país. Este ano, temos surto em São Paulo e casos registrados no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Essas ações são para evitar a reintrodução do sarampo no Espírito Santo. O objetivo é fazer a prevenção”, destacou.

Locais de vacinação

Serra: Em todas as unidades de saúde do município. 

O projeto da Secretaria de Saúde da Serra visa ampliar o acesso da população aos serviços de saúde oferecendo atendimento aos sábados. A proposta atende um pedido dos moradores que, muitas vezes, não têm disponibilidade de buscar atendimento de segunda à sexta.

Cariacica: Unidades de Saúde: Bela Aurora, Campo Verde, Cariacica Sede, Itaquari, Mucuri, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha II, Oriente, Porto de Santana, Rio Marinho, Santa Fé e Vila Graúna.
Horário: 8h às 16h.

Viana: Unidades de Saúde: Araçatiba, Ipanema, Marcílio de Noronha I, Morada de Bethânia, Nova Bethânia I, Primavera, Soteco e Vila Bethânia.
Horário: 8h às 16h.

Guarapari
Local 1: Tenda de Vacinação na Feira Livre (Centro)
Horário: 7h30 às 13h.

Local 2: Ação Saúde na Praça (bairro Portal Clube)
Horário: 9h às 12h.

Números

A cautela e preocupação do Estado se dá, em especial, aos casos confirmados nos demais estados da região Sudeste este ano. São Paulo tem 66 casos confirmados, no Rio de Janeiro são 11 casos, e quatro em Minas Gerais.

No Espírito Santo não há casos confirmados com transmissão dentro do território desde o ano 2000. Em 2013, entretanto, houve um caso importado da doença que, devido às ações imediatas de vigilância e bloqueio vacinal, não desencadeou outros casos.

No ano passado, o Espírito Santo registrou 67 casos suspeitos, que foram todos descartados laboratorialmente. Até 22 de junho deste ano, foram notificados 24 casos, com 23 descartados e um em análise.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbitos, principalmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa por tosse, espirros, fala ou respiração.

A única forma de evitar a doença é por meio da imunização, por isso deve ser feita a vacina tríplice viral (contra o sarampo, caxumba e rubéola) em crianças com 1 ano de idade e a vacina tetra viral (contra o sarampo, caxumba, rubéola e varicela) aos 15 meses de idade.

Conforme o Calendário Nacional de Vacinação, as pessoas de 1 ano a 49 anos devem se vacinar contra o sarampo, sendo que, de 1 a 29 anos é preciso ter duas doses da vacina tríplice viral e de 30 a 49 anos, uma dose da vacina tríplice viral é o suficiente.

“A pessoa que não é vacinada com a tríplice viral ou está com o esquema vacinal incompleto deve procurar um serviço de vacinação para completar a caderneta de vacinação e garantir a sua proteção e a dos seus familiares”, disse Danielle.