Saúde

Gestantes devem ficar atentas aos problemas de circulação

Durante a gravidez podem ocorrer algumas alterações da circulação, devido as alterações ocorridas no corpo da mulher

Foto: Divulgação

A gravidez é um momento de várias mudanças no corpo da mulher. Em alguns casos podem surgir algumas questões inesperadas. Uma delas é a alteração da circulação, que é muito comum e afeta várias mulheres. Isso acontece pelo aumento do volume sanguíneo e pela elevação de hormônios femininos. Esses fatores necessitam de atenção e cuidados para controlar o surgimento de varizes e inchaço (principalmente nas pernas, associado a sensação de peso), sem provocarem impactos negativos.

De acordo com a cirurgiã vascular e angiologista, Moriane Lorenzoni, dentre os cuidados que podem ser tomados está uma dieta saudável, grande ingestão de água, prática de exercícios físicos apropriados para este período e descansar várias vezes durante o dia com as pernas elevadas. “Em casos mais graves, a gestante pode até desenvolver uma trombose venosa profunda (TVP)”, relata.

As estimativas da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) apontam que há uma prevalência média da TVP de 38% na população geral brasileira, sendo encontrada em 30% dos homens e 45% das mulheres, levando em consideração todas as faixas etárias. Os maiores fatores de risco são predisposição familiar, sexo feminino (proporção de até 2,3 para 1 homem), idade (quanto mais idoso maior a prevalência) e obesidade.

“Com a gravidez, há uma elevação significativa dos níveis hormonais da mulher, dentre eles: progesterona, estrogênio, gonadotrofina coriônica humana (hCG) e o hormônio lactogênio placentário (hPL). Existe uma função de cada um deles para a progressão da gestação e sua manutenção. Mas, isso pode acarretar numa dilatação das veias do organismo. Isso as torna mais complacentes e volumosas, aumentando com o decorrer da gestação e causando inchaço, cansaço, dor, vasinhos e veias aparentes e sensação de queimação nas pernas”, destaca.

O sexto mês de gravidez pode ser importante neste processo com crescimento do bebê e da extensão abdominal. Desta forma, o útero pode comprimir a veia cava e causar uma intensificação dos sintomas de inchaço e dor. Alguns precedentes também podem influenciar negativamente na qualidade de vida da gestante. Por exemplo: histórico de uso de tabaco, obesidade, sedentarismo e até mesmo alguns transtornos psicológicos.

“Após o parto e durante os primeiros meses os vazinhos e varizes vão desaparecendo, sendo ideal investir em tratamentos mais definitivos a partir do terceiro mês de amamentação, para o organismo voltar ao seu estado hormonal não gravídico. Além disso, é possível preveni-las com o uso regular de meias elásticas, uma alimentação saudável, evitar ganhar peso durante a gestação, realização de caminhadas diárias e elevação das pernas pelo menos duas vezes ao dia”, orienta. 

Pontos moeda