Saúde

Médica alerta que doenças respiratórias são prevenidas com vacina e evitando aglomerações

Casos de internação causadas por síndrome respiratória de diversos tipos tendem a aumentar em 2020 e serem agravados pela covid-19

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as doenças do aparelho respiratório representaram, no ano passado, o maior número entre as causas de internações hospitalares de usuários dos planos de saúde. De acordo com o Mapa Assistencial da Saúde Suplementar, os problemas respiratórios causaram mais de quinhentas mil internações, quase 6% das causas. 

O documento é um importante indicador para acompanhamento da próxima edição, porque permitirá verificar o impacto da pandemia de covid-19 nos serviços de saúde em 2020.

De acordo com a médica pneumologista Jéssica Polese, os problemas respiratórios sempre foram um das mais importantes causas de internações, também no Espírito Santo. Agora com a pandemia causada pelo novo coronavírus e a chegada do inverno, os especialistas esperam que os números aumentem.

A pneumologista alerta que doenças respiratórios só podem ser prevenidas com vacinas e evitando lugares aglomerados. "Não apenas para evitar covid-19, mas qualquer infecção respiratória. Fatores ambientais contribuem para que os casos se agravem, pois existe a parte alérgica, como mudança de temperatura, mofo e poeira, que podem desencadear crise de asma, rinite, entre outras doenças. Então, o indicado é evitar contato com esses agentes e viroses, que é um importante ponto para problemas respiratórios e internação", disse a médica. 


Pontos moeda