CORONAVÍRUS

Saúde

Saiba quais são os novos critérios adotados no ES para testar pessoas com suspeita de covid-19

As mudanças fazem parte de uma nota técnica publicada pela Secretaria de Estado da Saúde na última segunda-feira

Foto: Divulgação/Pexels

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ampliou os critérios e categorias de pessoas indicadas para fazer testes para a detecção da covid-19 pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As mudanças fazem parte de uma nota técnica publicada pela secretaria na última segunda-feira (13).

Até então, grávidas que não apresentavam febre não tinham indicação para fazer o teste para o coronavírus pelo SUS. No entanto, de acordo com a nova nota técnica, todas as gestantes e mulheres que acabaram de ganhar bebê, e que apresentarem ao menos dois sintomas, devem ser testadas.

A mudança beneficia mulheres como a empresária Rafaella Vidal. Grávida de seis meses, ela conta que teve contato com pessoas contaminadas com o novo coronavírus, e logo passou a apresentar sintomas da covid-19. Como já possui outros problemas respiratórios, ficou na dúvida se estava com a doença.

"Dias depois, eu comecei a ter dor de cabeça, espirrando, tossindo, fiquei bem congestionada. Mas, por eu já ter problemas respiratórios, como rinite, sinusite, e o tempo vive instável, eu não tive a curiosidade de procurar nenhuma unidade de saúde e nenhum especialista para realizar o exame", contou.

Além das gestantes, crianças de até 5 anos de idade com comorbidades, pessoas acima de 45 anos, também com doenças pré-existentes, e profissionais da saúde foram incluídos no grupo de testagem. Para a infectologista Rúbia Miossi, a ampliação da testagem sempre é uma boa notícia.

"No SUS não era todo mundo que poderia fazer o exame. Quando a gente amplia a testagem, a gente melhora a nossa condição de dar diagnóstico nessas pessoas. Antigamente, a gente fazia exame em todo mundo que era internado, mas quem não estava internado tinha que preencher alguns desses critérios. E aí a gente poderia perder vários casos dentro da população", ressaltou.

Tipos de testes

Além do aumento do grupo de pacientes que podem ser testados via SUS, serão ampliados os tipos de testes oferecidos a quem tem os sintomas da covid-19 e procura as unidades de saúde, de pronto atendimento ou chega aos hospitais do Estado. Agora serão três testes. 

Os profissionais de saúde devem seguir diversos critérios para escolher o teste mais indicado para cada paciente. O principal critério é a fase em que o paciente com suspeita da doença se encontra.

"A gente tem o PCR — aquele que faz com swab — que é o que a gente considera como padrão ouro. A pessoa tem que ter alguns sintomas, então tem critérios específicos para serem feitos. A gente tem agora o sorológico, que vai retirar o sangue da pessoa. É um teste um pouco diferente. A pessoa, em geral, deve estar no oitavo dia [de sintomas]. Tem algumas indicações, dependendo dos sintomas. E o 'Elisa', que é um outro teste que também é feito", explicou a doutora em epidemiologia Ethel Maciel.

Segundo ela, os três exames são diferentes do teste rápido, oferecido em farmácias. Todos são levados para laboratório. "Ele é um teste que tem muito menos falso negativo ou falso positivo, porque ele tem controles internos de como você vai processar esses testes. São equipamentos específicos. Então são testes de muito melhor qualidade", destacou a epidemiologista.

O último a ser divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde foi um tipo de teste sorológico, que será enviado ao Espírito Santo pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A previsão era de que eles chegassem ao estado nesta quarta-feira (15). A produção da TV Vitória/Record TV questionou à Sesa e à Fiocruz se os exames já chegaram, mas não houve resposta até a noite desta quarta.

Diagnóstico

Outra mudança importante trazida pela nota técnica é que, a partir de agora, a Secretaria de Saúde passa a contabilizar como casos confirmados de covid-19 aqueles em que não foram feitos testes laboratoriais, mas baseados em outros critérios para a definição do diagnóstico.

"Dependendo dos sintomas da pessoa, do resultado de um exame do pulmão, uma tomografia, o profissional que está atendendo pode confirmar a doença sem a realização de um exame de laboratório. Essa foi a nossa atualização da nota técnica para a realização dos testes", destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Com informações da jornalista Andressa Missio, da TV Vitória/Record TV 

Pontos moeda