Saúde

Mais de 4 mil crianças já foram imunizadas contra polio e sarampo em Vitória

A meta do município é imunizar 95% do público alvo, cerca de 15.903 crianças

As crianças devem ir aos locais de vacinação acompanhadas / Foto: Prefeitura de Vitória

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo teve início na última segunda-feira (6) e está voltada para crianças com idade entre 1 ano e menores de 5 anos. Em uma semana, o município de Vitória já imunizou 4.410 crianças contra sarampo, utilizando a tríplice viral, e 4.453 crianças contra a poliomielite. Esses números correspondem a 27,73% e 28% do público alvo a ser imunizado.

A meta do município de Vitória é imunizar 95% do público alvo na capital, cerca de 15.903 crianças. Na capital, durante a campanha, 28 unidades de saúde estarão ofertando a vacina de 8 às 17 horas: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, República, Resistência, Santa Luíza, Santo André, Santo Antônio, Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, da Penha, do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.

Para realizar a imunização, os pais podem marcar o horário de vacina para seu filho no agendamento online ou buscar direta e espontaneamente a unidade de saúde mais próxima da residência.

Cmeis

Para alcançar o público alvo, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) antecipou a campanha em uma semana com uma ação estratégica de vacinação itinerante em 19 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei), que possuem mais de 400 crianças matriculadas.

“O método visa atingir o maior número de crianças de forma homogênea e eficiente e não permitir a reintrodução do sarampo e da poliomielite em nosso Estado”, explica a secretária de saúde, Cátia Lisboa.

Dia D

Esse ano, o Dia D de Vacinação acontece em 18 de agosto, sábado, quando todas as 29 unidades estarão abertas das 8 às 17 horas.