Saúde

Setembro amarelo: a cada 45 minutos, um brasileiro morre vítima do suicídio

A cada ano mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida e estatística mostra que o número tende a crescer até 2020

Disque 188 e busque ajuda. O telefonema é gratuito e está disponível em todo território nacional 

Os números são estarrecedores. A cada 45 minutos um brasileiro morre vítima do suicídio. Em todo o mundo, ele mata mais que as guerras. Para reverter este quadro, foi criado o movimento mundial Setembro Amarelo, que é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio.

Iniciado no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Setembro Amarelo realizou as primeiras atividades em 2015. Mundialmente, a Associação Internacional para Prevenção do Suicídio estimula a divulgação da causa, sendo 10 de setembro o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O objetivo é alertar a população sobre o problema e mostrar que nove em cada 10 casos poderiam ser prevenidos. A campanha consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos, além da realização de atividades sobre o tema.

Este ano, o Teatro da Ufes, em Vitória, vai ser iluminado e uma bandeira amarela ficará hasteada a meio mastro durante todo o mês. Já os pilares da Terceira Ponte receberão a iluminação especial a partir do 8 de setembro. A sede do CVV, na avenida Alberto Torres, 153, Jucutuquara, Vitória, também receberá iluminação amarela.

Além disso, os voluntários dos CVV vão participar de uma série de atividades, como palestras, seminários, distribuição de informativos, entre outras, em escolas, igrejas, shoppings, presídios, unidades de saúde em vários locais do Estado. (A programação está no final do release).

Informações gerais 

- A cada ano, mais de 800 mil pessoas tiram a própria vida, o que corresponde a uma taxa de mortalidade de 16 por 100 mil habitantes, o mesmo que uma morte a cada 40 segundos, número que pode aumentar até 2020. (OMS, 2014)

- Na faixa etária entre 15 e 29 anos, o suicídio é a segunda causa de morte. (OMS, 2014)

- 75% dos casos de suicídio no mundo ocorrem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. (OMS, 2014)

- 90% dos casos podem ser prevenidos – 90% dos suicidas são portadores de transtornos mentais, muitas vezes não diagnosticados. (OMS)

- No Brasil, a cada 45 minutos uma pessoa morre por suicídio (32 por dia). Ministério da Saúde, 2014.

- O Brasil é o 8º país em números absolutos de suicídio no mundo. (OMS, 2014)

- A taxa (Brasil) subiu de 5,3 para 100.000 habitantes no ano de 2000 para 5,8 em 2012 – aumento de 10,4%. (OMS, 2014)

Estudo realizado pelo IBGE, com coordenação da OMS, na região de Campinas, mostrou que ao longo da vida, 17,1% dos brasileiros “pensaram seriamente em por fim à vida”, 4.8% chegaram a elaborar um plano para tanto, e 2,8% efetivamente tentaram o suicídio. De cada três pessoas que tentaram o suicídio, apenas uma foi, logo depois, atendida em um pronto-socorro (Botega e cols., Rev. Bras. de Psiquiatria, 2005).

Aonde buscar ajuda

Telefone 188. O telefone 188 do CVV é o primeiro número telefônico gratuito, inclusive as ligações por celular, para apoio emocional de emergência para prevenção do suicídio. É uma concessão do Ministério da Saúde ao CVV. Em 1 de julho de 2018 se deu a última fase de expansão e o 188 ficou disponível em todo o território nacional, com antecedência de quase dois anos em relação à previsão inicial.

Pontos moeda