Saúde

Atividade física no inverno é mais benéfica à saúde?

No frio, o corpo gasta mais energia para equilibrar a temperatura; quantidade de calorias queimadas podem aumentar durante o exercício.

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação / Pexel
Falta de disciplina, desorganização e as temperaturas mais amenas do inverno são fatores que desencorajam as pessoas de frequentar à academia. 

No inverno, a vontade de largar a academia e se enfiar embaixo das cobertas é grande. Mas, o que você provavelmente não sabe é que essa é a melhor época do ano para emagrecer e chegar no verão com o corpo dos sonhos. Isso porque durante o frio, o organismo gasta mais calorias para manter o corpo aquecido, ficando mais fácil de eliminar os "quilinhos indesejados".

O personal trainer Igor Carvalho explica: "O treino no frio promove maior gasto de energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal e, por isso, pode aumentar a quantidade de calorias queimadas durante o exercício devido aumento da taxa metabólica para manter o corpo aquecido”. 

Intensidade 

Porém, para que o gasto ocorra, é importante que o treino seja feito com mais intensidade, dessa forma, o corpo vai atingir a temperatura ideal, sendo possível gastar mais calorias por mais tempo. O educador físico também ressalta que nesta época do ano consumimos mais alimentos calóricos, então é preciso ter atenção redobrada com a alimentação. 

Atenção 

A falta de disciplina, desorganização e as temperaturas mais amenas do inverno são fatores que desencorajam as pessoas de frequentar à academia. 

Uma dica do especialista é aproveitar o momento e deixar o corpo em forma para o verão. "Com o fim da estação fria, às academias ficam lotadas, o que pode dificultar os treinos. O ideal seria a prática regular durante o ano todo visando não somente o corpo perfeito como também a saúde de forma geral", lembra Igor Carvalho. 

Ainda dá tempo para deixar o corpo preparado para o verão? Segundo o especialista, sim! "Só depende de foco, dedicação e uma ótima alimentação, além de claro, um acompanhamento de um bom profissional", finalizou o personal. 

Pontos moeda