Saúde

Cães e gatos também podem ser acometidos por pneumonia fúngica e bacteriana

Inverno pode ser prejudicial à saúde dos bichos, principalmente, se os animais não forem vacinados. Conheça as raças que estão mais propensas as alergias respiratórias!

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação
Caso note alterações em seu animal, procure um médico veterinário.

As baixas temperaturas do inverno também são motivos de preocupação com a saúde dos bichos. Algumas doenças respiratórias aumentam nesta época do ano, e além das pessoas, também atingem os pets. A mudança brusca na temperatura e a umidade do ar, são os principais fatores de risco para a saúde. 

De acordo com a médica Veterinária Larissa Kondo, os sintomas variam por cada doença e podem ser: tosses, engasgos, espirros e secreção nasal. O diagnóstico é feito pelo próprio médico veterinário através de exame físico, laboratorial e de imagem (quando necessário).

Vacinação 

Assim como é para os humanos, a vacinação também é a melhor forma de prevenir doenças nos bichos. A vacina é um fator de proteção para a ocorrência de algumas causas infecciosas, como a traqueobronquite infecciosa (tosse dos canis) e a cinomose. No caso dos gatos, a vacina protege contra a clamidiose, rinotraqueite, calicivirose e a felv.

Além das causas infecciosas existe o aumento das causas alérgicas como a rinite e a bronquite. Cães e gatos também têm pneumonia fúngica e bacteriana. Por isso, a médica veterinária pede atenção, porque o tratamento depende da doença de base e pode variar.

Raças mais propensas a ter alergias 

Existem algumas raças mais propensas à alergias e são os braquicefalicos, como bulldogs, shihtzu e pug. 

"Não existe raça predisposta à doenças infecciosas, mas fatores como imunidade, aglomeração de animais, falta de vacinação influenciam diretamente", alertou Larissa Kondo.

Caso note alterações em seu animal, procure um médico veterinário. O diagnóstico precoce é fundamental para a resolução da doença.

Pontos moeda