Saúde

Cirurgias plásticas entram no planejamento do casamento

Conheça os procedimentos mais procurados, os cuidados pré e pós-operatórios e quanto tempo antes do casamento os noivos podem se submeter às cirurgias

Foto: Divulgação
A procura ocorre tanto por mulheres quanto por homens, sendo que alguns até optam por presentear o outro com o pagamento do procedimento.

Com o intuito de fazer do dia do casamento um momento perfeito, corrigir incômodos estéticos diversos no corpo ou no rosto antes do grande dia, começa a fazer parte da lista de providências de alguns noivos. Mas, para que tudo corra bem é preciso ficar atento com os cuidados pré e pós-operatórios, levando em conta especialmente os prazos de recuperação e retomada normal das atividades cotidianas. Afinal, ninguém quer ir para a lua de mel com restrições médicas.

De acordo com o cirurgião plástico Fábio Zamprogno, às cirurgias mais procuradas por esse público que está prestes a se casar são a mamoplastia de aumento, a lipoaspiração, a abdominoplastia, a rinoplastia, a otoplastia e o transplante capilar. A procura ocorre tanto por mulheres quanto por homens, sendo que alguns até optam por presentear o outro com o pagamento do procedimento.

“Todas as cirurgias devem ser feitas mediante a análise pelo médico dos exames de sangue e de risco cirúrgico. O tempo de recuperação depende das especificidades de cada uma. Na mamoplastia, por exemplo, a mulher precisa de uns três meses para voltar a realizar todos os seus movimentos. Já no transplante capilar, o aspecto do cabelo passa a ser mais natural somente a partir de seis meses. É preciso levar isso em conta no planejamento”, explica.

Confira as dicas do cirurgião plástico para cada tipo de cirurgia

Mamoplastia de aumento com prótese de silicone: É a cirurgia mais buscada pelas noivas. O período total de recuperação é de cerca de um mês e é extremamente importante realizar o repouso indicado. Cuidados como usar o sutiã pós-operatório e dormir com a barriga para cima e braços ao longo do corpo são essenciais.

Lipoaspiração: A recuperação não é demorada se os períodos de repouso indicados pelo cirurgião forem respeitados. Após tirar os pontos (7 a 14 dias após a cirurgia), dentro de 20 a 30 dias as atividades físicas leves já podem ser retornadas.

Abdominoplastia: O processo de recuperação dessa cirurgia demanda muito repouso nos primeiros dez dias e a recuperação total só acontece após 60 dias. Durante a primeira semana, é necessário manter repouso, tirar a cinta apenas para tomar banho, dormir de barriga para cima e fazer uso dos remédios indicados.

Rinoplastia: Antes da rinoplastia, o cirurgião plástico deve solicitar uma avaliação do otorrinolaringologista. Isso porque, caso o paciente tenha, por exemplo, um desvio de septo que não incomoda, com o afinamento do nariz, ele poderá começar a apresentar problemas respiratórios. Além disso, se for o caso, na mesma cirurgia, ambos problemas, o funcional e o estético, podem ser corrigidos. No pós-operatório imediato, o rosto costuma ficar inchado alguns dias e com um curativo. A recuperação plena acontece após um mês.

Otoplastia: Embora seja um procedimento muito realizado na infância, a cirurgia que corrige as imperfeições das orelhas é famosa entre as noivas devido à preferência por penteados com o cabelo preso. Durante a recuperação é preciso permanecer em repouso absoluto por dois ou três dias, mantendo sempre a cabeça levantada. Além disso, uma faixa elástica compressiva deverá ser mantida por cima das orelhas por duas semanas. Os resultados podem ser notados já no sétimo dia após a retirada do curativo, mas o resultado final só poderá ser observado depois de dois meses.

Transplante capilar: Apesar do procedimento ter recuperação bem rápida, após o transplante, os cabelos da área transplantada caem e só voltam a crescer em três meses, passando a ter um aspecto mais natural após seis meses.

Pontos moeda