Saúde

Dia do Ciclista: cresce o número de mortes e campanha tenta conscientizar a população

Trata-se de um aumento de 3,4% comparado a 2016, que registrou 1.262 óbitos

Foto: Divulgação / Pexel
Acessórios exigidos por lei: buzina, espelho e adesivos refletores na frente, atrás, nas laterais e nos pedais da bicicleta.

O Dia do Ciclista é celebrado nesta segunda-feira, 19 de agosto. Segundo o Sistema de Informação sobre Mortalidade, do Ministério da Saúde, 1.306 ciclistas morreram no trânsito em 2017. Trata-se de um aumento de 3,4% comparado a 2016, que registrou 1.262 óbitos. "Infelizmente não há dados sobre quantas dessas pessoas ficaram com sequelas irreparáveis, que muito provavelmente incluem traumas na cabeça, na coluna, nas pernas e nos braços com sérios reflexos em suas vidas, como afastamento do trabalho, perda da capacidade de realizar tarefas cotidianas e até mesmo pedalar", comentou o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, Moisés Cohen.

Por acreditar que todos podem conviver bem no trânsito (ciclistas, motoristas e pedestres), a SBOT está fazendo campanhas online e presenciais durante todo o mês de agosto para conscientizar e incentivar a população a pensar e agir com cidadania e segurança. 

Em comum, todas as peças publicitárias exploraram o lado positivo de pedalar e têm como pano de fundo o atual avanço do uso da bicicleta em todo o país, que tem acontecido por diversos motivos, entre eles baixo custo, rapidez, praticidade, saúde e preocupação ambiental", completa o presidente da Comissão de Campanhas da SBOT, Sandro Reginaldo.

Direitos e deveres de ciclistas

- acessórios exigidos por lei: buzina, espelho e adesivos refletores na frente, atrás, nas laterais e nos pedais da bicicleta.

- acessórios altamente recomendados, mas não obrigatórios: cotoveleira, joelheira e capacete.

- pedalar na calçada: só é permitido se houver sinalização autorizando o tráfego, caso contrário é preciso descer da bike e empurrá-la pela calçada.

- circulação na rua: o ciclista deve transitar perto das bordas da pista, sempre na mão dos carros, e nunca guiar de modo agressivo, por exemplo, no corredor dos carros ou costurando entre eles.

- respeitar o semáforo: o ciclista não se deve passar no sinal vermelho.

- pedalar alcoolizado: pode resultar em multa e até prisão.

Pontos moeda