Saúde

Doenças oculares causam depressão. Veja como prevenir!

As doenças analisadas foram olho seco, glaucoma, degeneração macular e catarata.

Foto: Divulgação / Pexel

Uma em cada quatro pessoas com alterações visuais tem depressão segundo uma metanálise de pesquisadores chineses. A saúde dos olhos está estreitamente conectada à sistêmica. Por isso, além das consultas oftalmológicas periódicas recomenda atenção às atividades físicas, controle do peso e da glicemia. 

O oftalmologista Leôncio Queiroz Neto conta que a metanálise que correlaciona saúde ocular e depressão foi realizada na universidade de Sun Yat-sem (China) com base em 28 estudos selecionados a partir de mais de 3 mil referências. 

As doenças analisadas foram olho seco, glaucoma, degeneração macular e catarata. A nossa independência e interação com o meio ambiente depende em 85% da visão e estas doenças reduzem a agilidade. 

Causas de depressão relacionadas a problemas oculare

Segundo o médico, a catarata é uma doença que acomete a maior parte das pessoas,sendo a principal causa de depressão relacionada à saúde ocular. "Responde por 49% dos casos de cegueira no Brasil, ou seja, atualmente incapacita 700 mil brasileiros", destacou.

O médico explica que a maioria dos casos está relacionada ao envelhecimento que torna opaco o cristalino, que é a lente interna do olho. A boa notícia é que a esta cegueira é reversível. O único tratamento é o implante de uma lente dentro do olho que substitui o cristalino opaco. 

Para quem depende do sistema público de saúde a dica do oftalmologista é programar uma consulta oftalmológica anualmente. Isso porque, no início a catarata não é percebida e na maioria dos casos a cirurgia só acontece depois de meses do diagnóstico e até mais de um ano. O especialista ressalta que quem faz tratamento com corticoide ou toma antidepressivo deve programar as consultas semestralmente porque alguns medicamentos aumentam em até 50% o risco de desenvolver catarata.

Olho seco
Embora não seja uma doença grave, pode causar lesões na córnea e queda na acuidade visual. É uma deficiência da lágrima que atinge 12% de todas as faixas etárias da população por causa do uso das telas digitais, salienta. Um levantamento realizado pelo médico mostra que entre pessoas com ceratocone, doença que afina e deforma a córnea, este índice sobre para 24%.

Prevenção do olho seco 

Evitar o excesso de ar refrigerado ou aquecido; beber 2 litros de água por dia; consumir fontes de ômega 3, como linhaça, salmão, sardinha, castanhas ou bacalhau; piscar voluntariamente em frente às telas digitais e desviar os olhos para um ponto distante a cada meia hora. Se ainda assim continuar tendo a sensação de areia nos olhos, vermelhidão e visão embaçada deve consultar um oftalmologista. “Usar colírio lubrificante impróprio, pode causar olho seco crônico” afirma. A última palavra em tratamento são as aplicações de luz pulsada que estimulam a produção da lágrima.

Degeneração macular – É a perda da visão central relacionada ao envelhecimento, histórico familiar, hábito de fumar, má circulação relacionada ao diabetes ou hipertensão arterial e exposição dos olhos ao sol sem lentes com filtro ultravioleta. A dica do especialista para perceber a doença no início é observar se enxerga linhas tortuosas em uma moldura, ocluindo um olho e depois o outro com a mão em concha. Caso o contorno deforme deve consultar um oftalmologista imediatamente para interromper o processo de degeneração na retina.

Glaucoma: O oftalmologista afirma que a doença não tem sintomas no início. Maior causa de cegueira irreparável no mundo, o glaucoma é causado em 90% dos casos pelo aumento da pressão intraocular que provoca a morte de células do nervo óptico. “Quem tem casos na família, ascendentes negros ou é asiático deve consultar um oftalmologista anualmente a partir dos 40 anos” salienta. 

Pessoas em tratamento contínuo com corticoide devem passar por consulta semestral porque a medicação pode causara doença. O uso constante de colírios prescritos por um oftalmologista permite manter a visão até o fim da vida.

Pontos moeda