Saúde

Estudo associa doenças oculares com depressão

Uma em cada quatro pessoas com doença ocular tem depressão.

Foto: Divulgação
No Brasil, a OMS calcula que 5,8% da população ou 12 milhões de pessoas têm depressão.

Situações estressantes e de crise a todo momento alteram a produção de hormônios. Prova disso, é um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estima que a depressão atinge mais de 300 milhões de pessoas e prevê que até 2020 se torne a principal doença incapacitante no mundo. 

Para o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto outras enfermidades são a principal causa do distúrbio mental. Prova disso é que uma em cada quatro pessoas com alterações visuais tem depressão segundo uma metanálise de pesquisadores chineses. 

"A saúde dos olhos está estreitamente conectada à sistêmica. Por isso, além das consultas oftalmológicas periódicas recomenda atenção às atividades físicas, controle do peso e da glicemia. Isso porque o sobrepeso, o diabetes e a hipertensão, são verdadeiras epidemias no Brasil segundo o Ministério da Saúde e todas estas alterações prejudicam a visão", disse o médico. 

Prevalência

O especialista afirma que um levantamento que realizou no hospital mostra que as doenças oculares são mais frequentes entre mulheres. O mesmo acontece com a depressão segundo a OMS. No Brasil, a agência calcula que 5,8% da população ou 12 milhões de pessoas têm depressão. O país só fica atrás dos EUA, Estônia e Austrália que ocupam a segunda posição global do transtorno. Em cada um desses países a doença atinge 5,9% da população. A Ucrânia lidera o ranking global com 6,1% de prevalência.

A metanálise

O especialista conta que a metanálise que correlaciona saúde ocular e depressão foi realizada na universidade de Sun Yat-sem (China) com base em 28 estudos selecionados a partir de mais de 3 mil referências. As doenças analisadas foram olho seco, glaucoma, degeneração macular e catarata. Em média 25% dos portadores desenvolveram depressão. A prevalência associada à cada uma delas foi de: 29% para olho seco, 25% para glaucoma, 24% para degeneração macular e 23% para catarata. Não é para menos. A nossa independência e interação com o meio ambiente depende em 85% da visão e estas doenças reduzem a agilidade.


Pontos moeda