Saúde

Você tem mania de estalar o pescoço? Hábito pode causar fraturas

Paciente com vicio, estalou tantas vezes o pescoço, que teve várias vértebras fraturadas

Foto: Divulgação / Pexel
Paciente com tique nervoso estalou o pescoço tantas vezes, que chegou a fraturar várias vértebras.

Quem nunca deu aquela espreguiçada no corpo todo? Ou fez movimentos para estalar os membros? O hábito é comum para muitas pessoas. Mas, é preciso ter cuidado, porque de forma exagerada pode fazer mal a saúde, de acordo como ortopedista Márcio Schiefer. 

Em entrevista para o Portal R7, o médico contou um caso de um paciente que tinha um tique nervoso de estalar sempre o pescoço. Ele estalou tantas vezes que teve fraturas de várias vértebras.

O ortopedista conta que existem casos, em que há o risco de quebrar o pescoço ao estalar. No caso citado acima, as fraturas não foram graves, mas o paciente precisou ser acompanhado por um psiquiatra e se tratar com medicamentos para parar de estalar o pescoço para que as fraturas pudessem se consolidar.

Atenção

Estalidos acompanhados de dor precisam ser verificados. De acordo com o médico, a dor é sinal de "problemas" nas superfícies ósseas ou cartilaginosas irregulares.  

O especialista ainda comenta que estalar partes do corpo com frequência, como os dedos por exemplo, pode ser um tique nervoso. "Pode ser a manifestação de um problema psicológico, uma compulsão. O ideal é que se investigue isso com um psiquiatra", afirma.

Em casos mais graves, estalar o pescoço pode até mesmo, causa um Acidente Vascular Cerebral (AVC). O ortopedista explica que não é corriqueiro, mas é possível. Isso pode ocorrer porque quando se tenta estalar o pescoço, ele não estala necessariamente, mas sofre um movimento brusco em suas estruturas. Entre essas estruturas estão não apenas os nervos, mas também as artérias, que vão para o crânio “ligar o cérebro”. Se essas artérias sofrem uma angulação abrupta, elas podem causar dano na camada interna e esse dano pode levar a um AVC. 

Fonte: Portal R7


Pontos moeda