Saúde

Aplicativo mostra que venda de medicamentos para saúde mental têm aumento de 20%

Levantamento contempla vendas realizadas no varejo farmacêutico nos canais físicos e online

Foto: Divulgação

Tão importante quanto a saúde física, a mental é cada vez mais valorizada pelos brasileiros. Com a chegada do isolamento social, a população se mostrou ainda mais atenta a esse cuidado: prova disso está no aumento das vendas de remédios capazes de controlar distúrbios durante o primeiro semestre de 2020.

Segundo o Farmácias APP, aplicativo de vendas online de itens de saúde e beleza, os hipnóticos sedativos, classe que engloba medicamentos para ansiedade e insônia, tiveram crescimento de 20% nas vendas nos seis primeiros meses do ano, quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Como consequência, o faturamento desses itens também registrou alta, de 24%.

De acordo com Renata Morais, coordenadora de marketing do Farmácias APP, o crescimento nas vendas destes medicamentos já era uma tendência, que foi potencializada com a quarentena. “A discussão sobre os cuidados com a saúde mental vem aumentando nos últimos tempos e, com o isolamento social, passou a ser ponto de atenção da população. Consequentemente, as pessoas têm mostrado maior preocupação com o tema e o aumento no consumo desses remédios pode ser reflexo disso”, explica.

O levantamento contempla vendas realizadas no varejo farmacêutico nos canais físicos e online, mostrando que, além dos hipnóticos sedativos, outros medicamentos para bem-estar e saúde mental também foram procurados com mais frequência pelos consumidores. No primeiro semestre deste ano, os antidepressivos e reguladores de humor tiveram variação positiva de 17% nas compras, número que resultou um faturamento 18% maior.

Seguindo a tendência, os antipsicóticos, que incluem medicamentos para esquizofrenia e bipolaridade, também registraram aumento de compras no período. Essa classe de medicamentos teve alta de 18% no faturamento, variação que foi gerada pelo aumento de 16% nas vendas.

Pontos moeda