CORONAVÍRUS

Saúde

Começa hoje mais uma etapa do Inquérito Sorológico no estado

A pesquisa faz parte de um estudo que envolve a testagem da população capixaba para detecção de anticorpos da Covid-19

Foto: Pixabay

A partir desta segunda-feira (10) até a próxima quarta-feira (12) será realizada a segunda a fase do segundo Inquérito Sorológico da Covid-19 no Espírito Santo. A pesquisa faz parte de um estudo que envolve a testagem da população capixaba para detecção de anticorpos para Covid-19 em 13 municípios que representam as macrorregiões do Estado.

Os municípios que realizarão a pesquisa são os mesmos da fase anterior: Afonso Cláudio, Alegre, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Colatina, Linhares, Marataízes, Nova Venécia, Santa Maria de Jetibá, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. O inquérito permitirá conhecer a prevalência da doença no Estado e tornará evidente a forma como ela se dissemina.

A meta da Secretaria da Saúde é obter a participação de 7.800 voluntários, além de 400 pesquisadores de campo, divididos em 196 equipes.

As residências serão escolhidas de forma aleatória, tendo como base, nos municípios de maior densidade demográfica, a divisão em setores censitários do IBGE, e, nos municípios de menor densidade demográfica, as regiões de saúde ou distritos sorteados. Estes critérios permitirão um melhor equilíbrio entre municípios com maior ou menor população à maior amostragem.

Todos os relatórios das pesquisas já realizadas pela Sesa estão disponíveis aqui. 

Pontos moeda