CORONAVÍRUS

Saúde

Governo do ES amplia testagem para covid-19 pelo SUS. Saiba quem poderá fazer o exame!

Teste foi ampliado para a rede escolar, Apaes e Pestalozzis, além de adolescentes do Iases e deve ser feito quando houver qualquer sintoma da doença

Foto: Divulgação
Testes são analisados no Lacen, que hoje tem capacidade para processar 1,2 mil amostras por dia

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) ampliou a possibilidade de realização, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), do teste para diagnóstico da covid-19. A testagem foi estendida para trabalhadores e estudantes das redes pública e privada de ensino, trabalhadores e usuários das entidades Apae e Pestalozzi, além de adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases). Os testes devem ser realizados quando houver qualquer sintoma da doença, mesmo sem febre.

A ampliação dos grupos que podem realizar o teste pelo SUS no Espírito Santo consta na Nota Técnica Covid-19 Nº 70/2020, da Sesa, publicada na última terça-feira (18). A nova nota revoga a Nota Técnica Covid-19 Nº 60/2020. 

O teste já era feito, via SUS, para trabalhadores da saúde, pessoas acima de 40 anos, funcionários do sistema prisional, pacientes hospitalizados, população indígena, grávidas e quem apresenta sintomas de síndrome respiratória aguda grave. Especialistas consideram importante ampliar o acesso à testagem, principalmente num momento em que começa a se pensar no retorno às aulas.

"A inclusão dos professores e dos estudantes, tanto de escolas públicas quanto privadas, é importante para demonstrar a capacidade de testagem. Então temos testes suficientes e esse grupo é prioritário agora", ressaltou a doutora em epidemiologia e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Ethel Maciel.

A epidemiologista também considera importante estender o teste para outras entidades assistenciais além da Apae e da Pestalozzi, e sugeriu ainda que o governo capixaba realize um inquérito sorológico específico na rede escolar.

"A gente teria condições de tomar decisões mais seguras, que foi o que aconteceu no governo de São Paulo, que acabou de terminar o inquérito escolar, anteontem (terça-feira) apresentou e decidiu não abrir as escolas pelo número de crianças e professores, que encontrou uma prevalência relativamente baixa do que se esperava", frisou Ethel Maciel.

Os testes serão analisados no Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES), que atualmente tem capacidade para processar 1,2 mil amostras por dia. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até o mês passado, 13,3 milhões de pessoas tinham realizado o teste para o novo coronavírus em todo o Brasil.

"Quando nós tivermos o controle maior da doença, nós precisaremos identificar imediatamente alguém que tenha um sintoma da doença, testar essa pessoa e descobrir quem são seus contatos, para fazer o isolamento desse grupo de pessoas e evitar que a doença aumente novamente entre nós", destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV

Pontos moeda