Saúde

Número de testes feitos no aeroporto e em terminais está abaixo do esperado no ES

Nésio Fernandes reforçou que os testes são gratuitos, feitos com tecnologia avançada, e que os resultados saem em até 17 horas depois da chegada do exame no Lacen

Bianca Santana Vailant

Redação Folha Vitória
Foto: Roque de Sá/Agência Senado

A testagem em massa é uma das estratégias usadas pelo governo do Estado para conter o avanço da pandemia. Com a confirmação da circulação comunitária da variante Delta, que é mais transmissível, testar e isolar as pessoas contaminadas é ainda mais importante. 

Apesar de serem fundamentais, e estarem disponíveis para todos os capixabas de forma gratuita, o secretário estadual de saúde, afirmou que a testagem no Espírito Santo está ociosa. 

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, atualmente a capacidade de testagem do Lacen é de 4.500 testes por dia. No entanto, a média realizada é de 1.500 testes por dia em todo o Estado.

"Os postos de testagem que nós temos hoje disponíveis estão ociosos. A população não tem procurado a testagem.  A população nesse momento não precisa mais gastar recursos com a compra de testes na rede privada", disse. 

Nésio reforçou que os testes são gratuitos, feitos com tecnologia avançada, e que os resultados saem em até 17 horas depois da chegada do exame no Lacen. O resultado do exame pode ser retirado na internet, basta fazer o cadastro no site acesso cidadão.

Veja também: Amostras com resultado positivo para variante Delta no ES foram coletados no aeroporto

Espírito Santo realiza testagem em massa

Nésio reforçou ainda que os testes estão disponíveis para todos. "Você pode testar a família. Foi, voltou de um evento, alguém espirrou perto de você, andou de ônibus, você pode testar", disse. 

O secretário afirmou ainda que em alguns pontos onde os testes estão sendo disponibilizados, não há necessidade de agendamento, basta chegar e fazer o exame. 

"Nos terminais do sistema transcol que já tem o teste não precisa agendar, é só chegar e realizar o teste. No caso dos serviços ofertados no Hospital Francisco de Assis, em Cachoeiro de Itapemirim, no Hospital São Lucas, no Central, no próprio aeroporto, você pode acessar o site acessocidadao.es.gov.br, fazer o seu cadastro e agendar o exame", afirmou.


Pontos moeda