Saúde

Hospital de Domingos Martins é incorporado à Santa Casa de Vitória

Nesta segunda-feira (1º), os atendimentos já começam sob nova gestão

O Hospital Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), em Domingos Martins, agora faz parte da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV). O hospital, que dá suporte à necessidade clínica de pacientes de toda a região, começou nesta segunda-feira (1º de agosto) os atendimentos sob gestão da Santa Casa.

Foto: Sandra Cola
Hospital Dr. Arthur Gerhardt começa uma nova história sob gestão da Santa Casa de Misericórdia

“Iniciamos aqui o primeiro dia de gestão com um trabalho voltado para entender a estrutura e reativar os serviços existentes. Estamos analisando a estrutura de equipes médicas, o que funciona e o que precisa ser organizado”, disse o diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fabrício Gaeede. “A equipe médica de clínica geral já está reestruturada em 24 horas e vamos verificar as outras especialidades. A nossa prioridade é restabelecer a urgência e emergência, clínica médica e pediatria”, completou Fabrício.

O hospital Dr. Arthur Gerhardt já conta com o Pronto Socorro funcionando 24 horas e a escala de clínica médica corrigida, segundo informou o diretor administrativo Fabrício Gaeede. “O que estamos fazendo no momento é entender a estrutura, reativar o serviço clínico e dar uma geral na estrutura do hospital”, disse Fabrício. “Estamos fazendo uma limpeza na área externa do hospital, temos pessoal de manutenção trabalhando e ao mesmo tempo organizando escala de profissional, nível de atendimento e transferência desses funcionários do CNPJ da Fhasdomar para o CNPJ da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV).

Foto: Divulgação
O diretor administrativo Fabrício Gaeede tem como prioridade entender a estrutura, reativar o serviço clínico, reativar os demais serviços, além de dar uma geral na estrutura do hospital .

Com a incorporação do Hospital Dr. Arthur Gerhardt (HMAG), em Domingos Martins, a Santa Casa de Misericórdia de Vitória passa a contar com três hospitais próprios em sua rede. Localizado na sede de Domingos Martins, o hospital possui 3,6 mil metros quadrados de área construída, e capacidade instalada para 100 leitos e um Pronto Atendimento (PA) 24 horas. Após passar por uma crise financeira que se estendeu pelos últimos anos, a unidade começou, no final de 2021, a receber propostas tanto para administração quanto para aquisição do hospital por parte de outras redes.

Após assembléia realizada pela gestão do hospital, foi aprovada a proposta realizada pela ISCMV, que assumiu o passivo e os ativos do hospital de Domingos Martins explica o diretor administrativo da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Fabrício Gaeede.

“Já tivemos uma experiência semelhante com a Maternidade Pró-Matre, extinta Associação Beneficente Pró-Matre de Vitória, incorporada à Santa Casa de Vitória em 2016. Assim como naquela ocasião, formalizamos uma proposta e demos ciência aos órgãos envolvidos. Nossa proposta foi aprovada pela gestão do Hospital Arthur Gerhardt, em assembleia, como a melhor opção para a instituição. Em seguida, iniciamos o processo de incorporação”, afirma.

Potencial

A localização com potencial de crescimento e o perfil dos pacientes atendidos no local são pontos importantes, vistos como pontos fortes pela Santa Casa de Vitória. A idéia é que, futuramente, alguns serviços de referência que atualmente são realizados na capital, também estejam disponíveis para a Região Serrana, evitando que os pacientes dessas localidades precisem se deslocar até Vitória em busca de tratamento especializado.

“Um exemplo é o Salve a Sua Pele, um serviço dermatológico voltado para diagnosticar e tratar pessoas com câncer de pele. Sabemos que há grande incidência de casos desse tipo em toda a Região Serrana. Então, é um serviço que pode trazer benefícios para a população local. Assim como nosso serviço de Oftalmologia, que também pode ser estendido”, adianta.

Da mesma forma, a expectativa é que outros serviços, como a coleta de exames laboratoriais, também seja realizada em Domingos Martins, beneficiando quem já faz algum tipo de tratamento na Santa Casa de Vitória, e também quem precisar dos serviços no futuro.

A Irmandade

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (ISCMV) possui a maior rede de Atendimento Hospitalar do Espírito Santo, segundo o Ranking das 200 Maiores e Melhores Empresas no Espírito Santo, realizado pelo IEL em 2021. No braço assistencial da Irmandade, estão o Hospital da Santa Casa, a Maternidade Pró-Matre de Vitória e, agora, o Hospital e Maternidade Dr. Arthur Gerhardt, de Domingos Martins. Também fazem a Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), o plano Santa Casa de Saúde e a funerária Santa Casa Paz. Completam a rede o Centro de Habilidades e Simulação Realística Vitória Grand Tech, a clínica de fisioterapia Vitória Grand Físio e o espaço de eventos Vitória Grand Hall. A Irmandade também é responsável, como administradora, pelo SAMU-192 e o Hospital Materno Infantil do município da Serra.

Pontos moeda