Saúde

Brasil assina parceria com instituição internacional para vacinas

Todos os anos, o país vai doar um milhão de dólares para a Gavi Alliance para enviar vacinas a nações mais pobres

Representantes em assinatura da parceria entre Brasil e Gavi Alliance

Ontem (26), o Ministro da Saúde do Brasil, Gilberto Occhi, se encontrou com o CEO da Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi Alliance), Seth Berkley, em Nova York para assinar a parceria entre o país e a instituição internacional.

A partir da oficialização da parceria, o Brasil vai doar, anualmente, US$ 1 milhão para a Aliança para que vacinas possam ser enviadas a países mais pobres. Durante o surto de febre amarela no ano passado, a nação brasileira recebeu apoio da Gavi quando pediu ajuda da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Aliança conseguiu três milhões de vacinas contra a doença para serem enviadas ao Brasil.

Além de facilitar o acesso das doses a países mais pobres, a parceira com a Gavi pode facilitar os laboratórios federais do país, como a Fiocruz e o Butantan, a fornecerem vacinas para a instituição. Um dos exemplos de vacinas que o Brasil fabrica e exporta desde 2001 é a de febre amarela.

Outro ponto positivo da parceria entre Brasil e Gavi Alliance é a garantia de estoques emergenciais de vacinas para doenças estratégicas. Esse estoque serve para os momentos em que o país não encontrar ou não produzir vacinas para algum tipo de doença que surgir.

O que é a Gavi Alliance

A Aliança Global para Vacinas e Imunização é uma organização não governamental sem fins lucrativos que reúne parceiros e privados do mundo todo. A instituição é responsável pela aquisição das doses das vacinas e pelo acesso dos países mais pobres a elas.