Saúde

Chocolate gourmet consegue aliar prazer e saúde

Alimento com maior quantidade de cacau apresenta compostos antioxidantes e um vasodilatador redutor da pressão arterial

O ideal é consumir diariamente entre 20 e 40 gramas de chocolate amargo ou meio amargo

O chocolate é o doce queridinho de milhões de pessoas no mundo e não é por acaso, além de ser saboroso de acordo com os amantes do produto, quando consumido conscientemente e nas proporções ideias, se torna um forte aliado da saúde.

Isso porque, no processo de digestão do cacau, há o estímulo da produção da feniletilamina no corpo. Essa substância causa uma sensação de extremo bem estar, pois é precursora da serotonina, neurotransmissor bastante conhecido como substância química do bem estar.

Mas não é só pelo sabor, os chocolates com maior quantidade de cacau têm substâncias que fazem bem ao organismo. "São compostos antioxidantes, que são os flavonóides e também tem a teobromina, um vasodilatador apontado em estudos como redutor da pressão arterial", explica a nutricionista Anália Abrouch

O ideal é consumir diariamente entre 20 e 40 gramas de chocolate amargo ou meio amargo, o que representam quatro quadrados da barra de chocolate. Essa quantia é o suficiente para trazer um alívio do estresse. 

Na economia

O Jornal da Record TV, exibiu nesta sexta-feira (14) uma matéria fotográfica com informações a respeito do chocolate e mostrou que o alimento além de fazer bem a saúde, tem transformado a vida dos brasileiros que decidiram investir em um negócio próprio. 

Em apenas quatro anos, aumentou em quase 50% o número de empreendedores que apostaram no negócio de chocolates artesanais. A versão com mais cacau tem conquistado um público cada vez mais fiel, que busca aliar prazer e saúde. 

A chocolateir, Gislaine Galletti deixou o emprego para fazer cursos sobre chocolate na Bélgica. "No chocolate artesanal é possível sentir o sabor do cacau e a presença dos demais componentes de uma forma melhor", explica a especialista.

Os novos negócios com essa iguaria, que é a preferida de nove entre dez brasileiros, geraram cerca de 80 mil empregos, prova de que os consumidores buscam cada vez mais esses produtos elaborados.

Os produtos "gourmet" se destacam entre os artesanais, que combinam ingredientes como maçã e mel, queijos franceses, além de ter um percentual maior de cacau.

SAIBA MAIS
Chocolate não é vilão e pode ser consumido diariamente, diz especialista

Pontos moeda