Saúde

Melhorias no atendimento são discutidas pelo Conselho Consultivo do HFA em Guarapari

A ampliação da faixa etária dos atendimentos pediátricos e a implantação de mais especialidades médicas foram pontos de destaque em reunião. O próximo encontro está marcado para o dia 13 de setembro.

Carolina Brasil

Redação Folha da Cidade
A primeira reunião do conselho aconteceu no dia 23 de agosto. | Fotos: Hamilton Garcia

Colocando em prática a iniciativa de incorporar diversos setores da sociedade no trabalho desenvolvido pelo Hospital Francisco de Assis (HFA), em Guarapari, aconteceu a 1ª reunião do Conselho Comunitário Consultivo. Na ocasião, os conselheiros tiveram a oportunidade de trazer ao debate discussões, questionamentos e opiniões para os gestores do hospital, e a necessidade de ampliar o atendimento para adolescentes de até 14 anos foi unanimidade. “Quando chegamos aqui procuramos apresentar nosso trabalho e conquistar a confiança. Agora, foi o momento de criarmos o conselho e ter o apoio da comunidade para ampliar essas conquistas. Com certeza, o tema central do nosso debate é o aumento da idade para atendimento de adolescentes de 14 anos, 11 meses e 29 dias”, explicou Jailton Pedroso, superintendente do HFA.

Conselho Comunitário Consultivo do HFA.

Outro ponto colocado em discussão foi a implantação de mais especialidades médicas. De acordo com Jailton, o HFA pretende buscar contrato para atender novas especialidades médicas como neurologia e ortopedia, que são quase 70% da demanda que o hospital precisa reencaminhar para hospitais na Grande Vitória.

O Conselho Comunitário Consultivo do HFA é um modelo utilizado na instituição em Cachoeiro (HIFA) e uma ferramenta muito importante também para Guarapari. Um dos membros, o conselheiro Darly Vasconcellos, considerou uma iniciativa acertada, que veio para somar. “O conselho tem poder de persuasão e força para alavancar benefícios junto ao poder público e a sociedade organizada”, destacou.

Para a conselheira Aurelice Vieira, é importante destacar o trabalho do hospital e ver de perto o que e como está sendo feito. “Eu vejo o quanto Guarapari já ganhou com o apoio do HFA. Nossas crianças sendo atendidas, as gestantes ganhando seus bebes. Fico satisfeita de ver como a prestação de serviço vem sendo feita com responsabilidade”, ressaltou.

Pontos moeda