CORONAVÍRUS

Saúde

Primavera faz aumentar casos de doenças respiratórias. Saiba como diferenciá-las da covid-19!

A médica pneumologista Silvana Duarte explica que nesse período do ano cresce o número de pacientes no consultório com falta de ar, tosse, coriza, congestão nasal e outros tipos de complicações causadas pela mudança da estação

Foto: Divulgação

A chegada da primavera deixa em alerta principalmente aquelas pessoas que sofrem com doenças respiratórias, como asma, bronquite e rinite. E em época de pandemia causada pelo novo coronavírus, os sintomas podem deixar muita gente confusa.

A médica pneumologista Silvana Duarte explica que nesse período do ano cresce o número de pacientes no consultório com falta de ar, tosse, coriza, congestão nasal e outros tipos de complicações causadas pela mudança da estação.

Segundo a especialista, esses problemas são causados principalmente pelo aumento de queimadas, ar seco e também pela maior quantidade de poeira no ar.

Foto: Divulgação

Mas como diferenciá-los da covid-19? A tosse seca, por exemplo, é um dos sintomas comuns entre as duas doenças. "Para quem já sofre com essas complicações fica mais fácil identificar, mas para quem não tem histórico é mais difícil. Nesse caso é importante observar se a tosse vem acompanhada de outros sintomas, como febre, dor no corpo, náuseas ou diarreia", orientou.

Outro sintoma que pode acontecer em pacientes é a coriza. "Mas em casos de covid ela aparece de forma mais leve. Já quando se trata de um caso de mudança de estação ou temperatura, vem acompanhada de mais secreção".

A médica explica ainda que é importante sempre procurar um especialista em caso de aparecimento dos primeiros sintomas. "E reforçando que a pessoa não deve se automedicar. A orientação é sempre procurar um profissional para melhor avaliação".

Pontos moeda