Saúde

Mais de 309 mil não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19 no ES

Segundo o subsecretário de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin, crescimento do número de pessoas que deixam de completar o esquema vacinal preocupa

Rodrigo Araújo

Redação Folha Vitória
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Mais de 309 mil pessoas ainda não retornaram às unidades de saúde do Espírito Santo para tomar a segunda dose da vacina contra a covid-19. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (22) pelo subsecretário estadual de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Reblin.

Em um vídeo divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Reblin afirma que o estado registrou um aumento do número de pessoas que deixam de tomar a segunda dose, e que tal situação tem deixado a Sesa preocupada.

"Nós, da Secretaria Estadual de Saúde estamos muito preocupados com o aumento bastante significativo de pessoas que não retornam para tomar a segunda dose", destacou.

Ele explica ainda que a segunda dose do imunizante é fundamental para consolidar a proteção da pessoa contra o novo coronavírus.

"Nós temos repetido, desde o início da vacinação, que a primeira dose ativa o sistema imunológico e dá a primeira reação. Mas o que, de fato, consolida a imunidade do indivíduo é a segunda dose", frisou.

LEIA TAMBÉM:
>> ES reduz para oito semanas intervalo entre doses da Pfizer já a partir desta sexta-feira
>> ES vai receber mais de 88 mil novas doses de vacina contra a covid-19 nesta sexta-feira
>> Vila Velha começa a vacinação sem agendamento em terminal do Transcol

O subsecretário também fez um apelo à população, para que todos aqueles cujo prazo para completar o esquema vacinal já tenha vencido, que façam seu agendamento e procurem uma unidade de saúde.

"Retorne para fazer a segunda dose! Ainda mais neste momento, que nós temos um aumento de casos aqui no estado do Espírito Santo, principalmente, acreditamos, pela variante Delta", ressaltou Reblin. 

"Cumpra a sua parte, que você vai se proteger, vai proteger a sua família, seus amigos, quem trabalha com você, quem frequenta a sua igreja, quem participa das suas atividades sociais, porque a vacina é a única arma definitiva contra essa doença", completou.





Pontos moeda