Saúde

Vai viajar? Cuidado com a trombose!

É comum as pessoas ficarem numa mesma posição durante a viagem e não ativar a circulação durante o trajeto, pode trazer sérios riscos à saúde

Ao chegar ao destino o ideal é fazer um alongamento dos músculos e "espichar" as pernas por pelo menos dez minutos. 

Inchaço, dores e sensação de queimação. Esses são os principais sintomas da chamada Trombose Venosa Profunda (TVP). Uma doença causada pela coagulação do sangue no interior das veias – vasos sanguíneos que levam o sangue de volta ao coração. As veias mais acometidas são as dos membros inferiores (cerca de 90% dos casos).

“Muitas pessoas podem até notarem uma coloração diferente na região afetada. Portanto, não ignore esses sinais, procure um cirurgião vascular o quanto antes. A TVP pode evoluir para complicações mais graves”, explica o cirurgião vascular, Marcelo Quintão.

Por isso que, a recomendação é evitar o tabagismo, permanecer sentado, deitado (acamado) ou em pé por muito tempo, saber se tem hipercoagulabilidade genética, realizar cirurgias de grande porte, gravidez, estar com câncer ou em tratamento, ter insuficiência cardíaca, entre outros. Exercícios, medicamentos e uso de meias elásticas podem auxiliar na prevenção.

“Essa doença ocorre mais em mulheres, devido ao uso de anticoncepcionais, gestação e reposição hormonal”, destaca o especialista. Quando diagnosticada cedo, a TVP pode ser tratada com medicamentos via oral ou com injeções. O médico indicará qual será o melhor para cada caso.

Viagem

Ativar a circulação durante a viagem é muito importante para a saúde do passageiro. Alguns exercícios simples vão ajudar a saúde vascular:

- Movimente os pés e as pernas enquanto estiver sentado;
- Faça círculos com o tornozelo (erga os pés e desenhe círculos no ar);
- Com os pés no chão, faça o movimento de meia ponta (erguendo o calcanhar) para ajudar no bombeamento do sangue;
- Alongue seu corpo;
- Caminhe a cada hora, por alguns minutos.