Saúde

Com qual idade e de quanto em quanto tempo é preciso fazer mamografia?

Especialista esclarece dúvidas a respeito da doença; câncer de mama tem 95% de chances de cura quando diagnosticado precocemente

Foto: Reprodução
Não é possível identificar o tumor de mama em sua fase inicial por meio do toque. 

Quando diagnosticado precocemente, o câncer de mama tem até 95% de chance de cura. Por isso, é importante que toda mulher de 50 a 69 anos faça mamografia a cada dois anos. Para mulheres com risco elevado de desenvolver câncer de mama, tais como histórico familiar, a indicação é de iniciar mamografia e exame clínico, anualmente, a partir de 35 anos. Essas são as recomendações do rádio-oncologista Carlos Rebello. 

“A existência de mitos e de boatos acerca do câncer de mama podem prejudicar o tratamento das mulheres. As informações corretas são as principais armas contra a doença”, explica Carlos Rebello, que respondeu a alguns questionamentos comuns sobre a doença. 

É sempre possível notar a doença por meio do toque nos seios?

Não, o tumor tem uma fase em que as lesões não são palpáveis. Por isso, é importante a realização de exames de imagem na faixa etária de maior risco. Mas a forma mais habitual é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor. Outros sintomas são edemas semelhantes à casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, dor, descamação ou saída de secreção pelo mamilo.

Como é realizado o tratamento de câncer de mama?

O tratamento é multidisciplinar, e envolve a atuação de vários especialistas médicos, como mastologista, radiologista, oncologista clínico, radio-oncologista, enfermeira especializada, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social. Habitualmente, o tratamento requer cirurgia e é complementado pela radioterapia e pela quimioterapia e hormonioterapia.

Para que serve a radioterapia?

A radioterapia compõe, ao lado da cirurgia e da quimioterapia, o tripé do tratamento oncológico. É uma modalidade clínica que utiliza radiações ionizantes (como, por exemplo, o raio-X) para combater o câncer.

O que pode causar o câncer de mama?

Há alguns fatores que estão associados ao aumento do risco de desenvolver a doença. Mas aumentam na medida em que se envelhece. Primeira menstruação precoce, não amamentação, uso de terapia de reposição hormonal, consumo excessivo de álcool, obesidade na pós-menopausa e sedentarismo são associados ao risco. Há ainda a herança genética, responsável por menos de 10% dos cânceres de mama. A incidência pode ser maior quando os parentes acometidos pela doença são de primeiro grau (pai, mãe, irmãos, filhos).

Pontos moeda