Saúde

Desafio estimula pessoas a emagrecer e doar alimentos a cada quilo perdido

Participantes receberão orientação nutricional e farão pesagens para acompanhamento mensal

Foto: Everton Nunes
As instituições que receberão a doação ainda serão definidas.

Enquanto parte dos brasileiros incorporou mais frutas e hortaliças à dieta e tem se exercitado mais, outra parcela da população está ficando mais obesa. De acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada pelo Ministério da Saúde, a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018.

Com base nesses dados, as políticas públicas de saúde vem criando estratégias para mudar a realidade atual. No município da Serra-ES, os alunos do Programa de Orientação ao Exercício Físico (Proef), no Parque da Cidade, foram desafiados a promover a qualidade de vida e também, a fazer o bem a outras pessoas.

Aproximadamente 70 pessoas do Programa se uniram e toparam perder peso até o dia 19 de dezembro, e a cada quilo perdido, vão doar um quilo de alimento não perecível a uma instituição carente.

Na última sexta-feira (27), no local onde treinam, aconteceu o primeiro encontro do grupo para orientações iniciais. O desafio “Perdendo para Ganhar”, iniciou nesta segunda-feira (30). Ao longo deste período, eles receberão orientação nutricional e farão pesagens para acompanhamento. A ideia também é que um aluno incentive o outro na mudança de hábitos e na manutenção de uma rotina alimentar saudável.

Mês a mês, eles serão acompanhados por uma nutricionista e um professor de Educação Física da equipe de profissionais do Proef. No encerramento, todos farão doações de acordo com a quantidade de peso perdida por cada participante. As instituições que receberão a doação ainda serão definidas.

Pontos moeda