Saúde

Em 2019, 800 novos casos de tuberculose foram registrados no Espírito Santo

A falta de um olhar atento do profissional de medicina e o preconceito que existe em torno da tuberculose contribuem para o agravamento dos casos.

Foto: Divulgação

Considerada uma doença do passado, a tuberculose continua fazendo vítimas nos dias atuais. No ano passado 68 pessoas morreram no Espírito Santo e neste ano já são quase 800 novos casos.

Nesta segunda-feira (21), 120 profissionais da Saúde foram capacitados sobre tuberculose na infância. A falta de um olhar atento do profissional de medicina e o preconceito que existe em torno da tuberculose contribuem para o agravamento dos casos. "O diagnóstico infantil é mais complexo do que nos adultos, o que precisa de uma sensibilidade ainda maior do profissional que atende essa criança", afirmou a coordenadora do programa de controle de tuberculose do Espírito Santo, Ana Paula Costa.

A tuberculose tem cura, mas os pacientes muitas vezes abandonam o tratamento . "Após 15 dias do início do tratamento, o paciente tem uma melhora e ele acha que pode parar de tomar remédios. Isso pode levar o risco de agravar o quadro e levar ao óbito", explica Ana Paula.

O Laboratório Central da Secretaria Estadual de Saúde foi credenciado, em setembro, pelo Ministério da Saúde, para compor a rede de referência sobre tuberculose no Brasil. "A expertise é tão relevante que a gente faz parte de um contexto nacional e nosso laboratório é referência para o Brasil inteiro", disse a coordenadora.

Com informações do repórter Alex Pandini, da TV Vitória/Record TV!


Pontos moeda