Saúde

Halitose afeta metade da população; saiba como se livrar do problema

Na maioria dos casos é devido ao acúmulo de placa bacteriana na língua

Foto: Divulgação

A halitose ou mau hálito afeta uma em cada duas pessoas, e em mais de 40% dos casos, é devido ao acúmulo de placa bacteriana na língua. Existem vários tipos de halitoses, desde provocadas por medicamentos, doenças ou até mesmo quadros psicossomáticos.

Apesar de sua alta incidência, o mau hálito é quase um assunto tabu: quem sofre tem vergonha, se eles percebem não tem coragem de comentar sobre o assunto, e pode interferir nas relações pessoais.

O acompanhamento regular ao dentista é fundamental e vale lembrar que escovar os dentes diariamente é muito importante, além do uso do fio dental que tem que ser feito em primeiro e logo após a escovação com a pasta adequada para cada caso.

A dentista Domenique Ferreira, explica como podemos combater o mau hálito:

A halitose é comum na parte da manhã quando acordamos, sendo produzido pela redução da produção de saliva em repouso e ocorre o processo de putrefação, logo ocorre o odor desagradável. Muitas vezes o caso vai mais além do que a situação pontual matinal. 

Como evitar? 

Higiene oral: é essencial uma boa higiene oral, não só os dentes, mas também a língua, gengiva e superfícies em volta das bochechas. Não esquecer da higienização noturna, pois é a mais importante, visto que a noite a quantidade de salivação diminui. Substitua sua escova de dente a cada três meses. Faça visitas regulares ao seu dentista.

Comida: evite alimentos com sabores aromáticos fortes. Reduza o consumo de certos alimentos, como carne, açúcar, gorduras e picantes. Consuma iogurte, maçã, cenoura, leite e derivados. Eles irão ajudá-lo a eliminar o mau hálito. Evite álcool e café.

Tabaco: o cigarro não só faz você cheirar mal, o fumo afeta o fluxo de saliva na boca, resultando em boca seca.

Sinusite e alergias: se sofre de sinusite, resfriados ou alergias, os seios nasais produzirão mais muco. As bactérias que causam odor se acumulam neles e quando elas atingem a garganta, afetam a respiração. Bons hábitos de higiene oral como escovação regular e um colutório para o cuidado específico pode melhorar, se não for suficiente, procure orientação do seu dentista.

Doença gengival: o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e na gengiva também exala um odor. Logo, se você tem gengivite ou periodontite tem que ser acompanhado por um profissional.

Água: beber 2-3 litros de água por dia ajuda na salivação, é a maneira mais natural que o nosso corpo tem de limpar a boca. É importante saber que a saliva diminui a acidez oral, o que previne a cárie.

Pontos moeda