Saúde

Capixaba vence câncer de mama e participa de corrida ao lado da filha

Ambas já faziam caminhada e decidiram participar da competição como uma forma de incentivar outras mulheres a cuidarem da saúde

Foto: Felipe Adrian

Uma corrida inédita e virtual possibilitou que mais de 500 mulheres em todo o Espírito Santo pudessem participar deste projeto chamado de Desafio Superação. A ideia é que cada pessoa corresse como fosse melhor. Em uma esteira dentro de casa, na rua, ou até mesmo em grupo como no caso destas mulheres. Cerca de 30 delas fizeram o trajeto na orla da praia de Camburi no último domingo (18).

Entre elas, correram a capixaba Neuza Bená que venceu o câncer de mama e a filha Elayne Bená, que atualmente faz tratamento contra linfoma de Hodgkin.

"Logo no início, eu perguntei pra minha médica se eu podia fazer caminhada até por conta da cirurgia que eu tinha feito. Ela garantiu que eu poderia fazer e que não me atrapalharia em nada", conta Neuza.

Ambas já faziam caminhada e decidiram participar da competição como uma forma de incentivar outras mulheres a cuidarem da saúde.

“Toda a força que ela teve quando passou pelo tratamento dela, em mim também foi a mesma coisa. Então ela me deu forças e me ajuda muito. Por causo disso, tenho tido minhas caminhadas, alimentação saudável, tendo cuidado", explica Elayne.

Desafio Superação

Foto: Felipe Adrian

O projeto promovido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia faz alusão à campanha Outubro Rosa. Mais de 1.700 mulheres, de várias partes do Brasil e de outros países, participaram do evento. As mulheres correram nas categorias 3, 6, 10 e 15 quilômetros. Elas contaram com aquecimento direcionado por uma profissional de Educação Física. Na orla de Camburi, em Vitória, o grupo também realizou a distribuição do livro “A Maior Esperança” que traz mensagens confortadoras em tempos de pandemia.

“A gente tem a preocupação com o ser humano como um todo. O físico, mental e espiritual. Por isso a corrida motiva o cuidado com o corpo e o livro traz o cuidado com o emocional”, explica uma das idealizadoras do projeto no Espírito Santo, Jeanete Souza.

Solidariedade

O Desafio Superação vai ajudar projetos que apoiam mulheres com câncer nos estados de Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. No ato da inscrição foi possível contribuir, com qualquer valor. Na retirada dos kits, foram doados alimentos não perecíveis. Também foi possível contribuir com materiais específicos para mulheres com câncer tais como chapéus, lenços, cabelo para peruca e artigos de necessidades pessoais. No Espírito Santo, as doações serão feitas para a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc).



Pontos moeda