Saúde

Entenda como o exercício físico pode ser um ótimo aliado para combater o estresse

Há uma série de benefícios psicofisiológicos que ocorrem durante uma atividade física regular por conta da liberação de alguns hormônios

Foto: Reprodução/Pexels

Está estressado? Vá treinar! Parece brincadeira, mas é verdade! Um dos melhores remédios para combater e evitar o estresse são os exercícios físicos. De acordo com o Personal Trainer Wagner Costa, a prática de exercícios de forma regular pode apresentar a redução dos níveis de ansiedade e depressão, melhora do humor, aumento da sensação de bem-estar e da autoestima.

Wagner ainda alerta para um vilão ainda maior: o sedentarismo! Diversas pesquisas indicam que, quando excessivo, o estresse pode levar a dificuldade de concentração, cansaço mental, indiferença emocional, agressividade, incapacidade de relaxar, perda de memória imediata e apatia.

É importante ressaltar que uma boa alimentação também deve fazer parte desse estilo de vida. Além disso, procurar profissionais capacitados para saber se está totalmente apto para as atividades físicas é muito importante.” Apesar da atividade física ser importante, é preciso ter atenção aos sinais do corpo e também as limitações".

Há uma série de benefícios psicofisiológicos que ocorrem durante uma atividade física regular por conta da liberação de alguns hormônios, como por exemplo, a adrenalina (glândula adrenal), que age quando ocorre um estresse físico, emocional ou ambos.

Outro importante hormônio é o cortisol, que atua como um potente anti-inflamatório natural. Ainda temos o hormônio glucagon, que atua no fígado aumentando a quantidade de glicose lá depositada, o GH, que é o hormônio de crescimento, produzido naturalmente pela glândula Hipófise localizado no cérebro, que entre vários efeitos, produz certa e leve sensação de bem-estar e finalmente a secreção de endorfina, produtora da sensação de prazer e responsável pela melhora da qualidade do sono. 

Tenha hábitos saudáveis sempre! Além de ajudar na saúde física, também auxilia na saúde mental.


Pontos moeda