Saúde

5 razões para utilizar adoçantes não calóricos no controle do excesso de peso em idosos

Com o avançar da idade, obesidade pode agravar o declínio da função física e levar a fragilidade

Foto: Reprodução
Adoçantes não calóricos também são eficazes para manter o peso, reduzir o peso, controlar o diabetes, reduzir a cárie dentária.

The American Journal of Clinical Nutritional destacou em um estudo clínico que a obesidade causa sérias complicações médicas e prejudica a qualidade de vida. Além disso, com o avançar da idade, a obesidade pode agravar o declínio da função física relacionada à idade e pode levar à fragilidade. No entanto, o tratamento adequado para a obesidade em pessoas idosas visa reduzir os riscos à saúde associados ao aumento do índice de massa corporal e a preocupação com os impactos da perda de peso para essa população.

Por essa razão, os adoçantes não calóricos proporcionam muitos benefícios aos idosos. "Os adoçantes não calóricos são eficazes para manter o peso, reduzir o peso, controlar o diabetes, reduzir a cárie dentária e reduzir os riscos associados à obesidade", diz Iara Pasqua, nutricionista.

Por que adotar adoçantes não calóricos para controle de peso?

1. A chave para perder peso é queimar mais calorias do que consumidas, seja aumentando a atividade física ou consumindo menos calorias - ou, de preferência, ambas. Especialmente para a população idosa, sempre com assistência médica. Como parte de um programa de controle de peso, os adoçantes não calóricos podem ajudar a reduzir a ingestão de calorias e, assim, ajudar os adultos na perda de peso.

2. A redução do peso exige muitos fatores, como hábitos alimentares, exercícios e comprometimento de longo prazo. Alegações de que um componente da dieta de um indivíduo, neste caso os adoçantes não calóricos, são responsáveis pela perda de peso, não podem ser suportados. Acompanhamento médico e mudanças nos hábitos são fundamentais no processo de perda de peso.

3. Estudos e ensaios clínicos apoiam a eficácia de adoçantes de baixa caloria no controle da ingestão calórica.

4. A especulação de que os adoçantes de baixa caloria fazem com que as pessoas comam mais é contrariada por estudos clínicos e laboratoriais. Pesquisas clínicas extensivas mostram que o uso de adoçantes de baixa caloria não resulta em aumento da ingestão calórica ou leva ao ganho de peso.

5. Os adoçantes não calóricos não apenas proporcionam benefícios para a redução de peso e controle de peso, como também podem contribuir para o tratamento de doenças como o diabetes. No entanto, na perda de peso, principalmente na população adulta e idosa, seu uso deve ser sempre realizado com acompanhamento médico.



Pontos moeda