Saúde

633 crianças menores de cinco anos morrem por ano no Brasil devido poluição

A cada 100 mil crianças de até cinco anos, mais de 41 morrem em decorrência de alguma modalidade de poluição, segundo OMS

Foto: Pixabay
Mais de 600 crianças morrem por ano, no Brasil,  devido poluição atmosférica. 

Crianças e adolescentes são especialmente vulneráveis à poluição do ar. Segundo o levantamento divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mês passado, em 2016 pelo menos 633 crianças menores de 5 anos morrem por ano no Brasil vítimas de complicações relacionadas à poluição. 

No Brasil, a cada 100 mil pessoas de até cinco anos, 41 morrem em decorrência de alguma modalidade de poluição. De acordo com o estudo Ar limpo – um direito fundamental de todas de todas as crianças para um futuro saudável, desenvolvido no Laboratório de Poluição Atmosférica Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, dentre as evidências científicas dos efeitos da exposição pré-natal na saúde da criança está a mortalidade neo e pós-neonatal e o nascimento prematuro. Os efeitos da exposição pós-natal incluem os problemas respiratórios, neurocomportamentais e endócrinos.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) alerta que a mortalidade de crianças de menos de cinco anos pode aumentar 50% até 2050, como resultado da poluição do ar. Para Thaís Dantas, advogada do programa Prioridade Absoluta, "combater a poluição do ar é urgente, estamos falando sobre impactos graves na saúde de crianças e adolescentes, que vão desde problemas respiratórios, transtornos cognitivos e até morte".

Pontos moeda