Saúde

A cada 20 segundos uma pessoa amputa um membro por causa do diabetes

Pesquisas também comprovam que a doença é a maior causa da cegueira no mundo e mata uma pessoa a cada seis segundos

Foto: EBC
Aparelho calcula a quantidade de açúcar no sangue. 

Os dados são alarmantes: segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes a cada 20 segundos, uma pessoa tem uma amputação de membros por causa do diabetes. A doença também é a maior causa de cegueira no mundo e pesquisas internacionais apontam que a cada seis segundos uma pessoa morre por causa do diabetes.

Épocas festivas são fatores de risco para o surgimento da doença, principalmente o fim de ano, que traz com ele um intenso período de confraternizações, ou seja, muita comida e bebida. Difícil, para muitas pessoas, escapar dos excessos nesta época de festas.

Se, de maneira geral, é preciso estar atento para não exagerar nas guloseimas e drinques, ao diabético cabe um cuidado redobrado. "Muitas vezes, o paciente conseguiu controlar o diabetes o ano todo, mas acaba descontrolando nas festas de final ano. Por isso, é muito importante ter bom senso e equilíbrio", aponta a endocrinologista, Rosina Erthal Villela.

A médica diz que pessoas com diabetes tipo 2, principalmente, devem evitar engordar neste período do ano. E para isso é fundamental escolher bem os pratos. Além de evitar açúcar de doces e bebidas adocicadas, é importante trocar os carboidratos refinados, como macarrão, arroz branco e pão branco pelos integrais pois o índice glicêmico desses alimentos é menor. “Mas, ainda assim, é importante não exagerar nas quantidades", esclarece a especialista.

Há também versões mais leves para os pratos comuns de Natal e Ano Novo. Usar quinoa na farofa no lugar da farinha é uma boa pedida, assim como trocar a manteiga ou margarina pelo azeite. "É bom evitar também acrescentar itens gordurosos nos preparos, como bacon e outros embutidos. Hoje, já existem várias receitas mais leves, menos calóricas e saborosas, que ajudam a manter a diabetes sob controle”, orienta.

Colocar no cardápio alimentos com mais fibras e que dão mais saciedade também ajuda a escapar dos excessos. Quem faz uso de insulina deve consultar o médico para verificar a necessidade de ajustes na dose ou não. "É muito importante consultar o especialista em caso de dúvidas e para receber as orientações adequadas", destaca Rosina.

Confira algumas dicas para manter a diabetes controlada:

- Faça um lanche saudável e nutritivo antes de ir para as festas

- Evite as carnes com gorduras, assim como acompanhamentos e molhos cremosos

- Evite alimentos muito processados ricos em gordura vegetal, xarope de glicose e temperos químicos.

- Escolha pratos ricos em vegetais

- Opte por versões integrais dos alimentos

- Frutas secas são uma boa opção para a sobremesa mas, da mesma forma que as demais frutas, não vale exagerar

- Atenção às opções diet, como chocotones, que não têm açúcar mas são ricos em carboidratos e gorduras artificiais.

- Limite o consumo de álcool.

- Coma em pequenas quantidades

- Já que a alimentação muda nos dias de festa, vale a pena medir a glicose mais vezes ao dia

- O segredo é a moderação.

Pontos moeda