• Velocidade do vento

  • Previsão de chuva

  • Nascer do sol

  • Por do sol

Umidade relativa do ar: Índice de raios UV:

HFA Guarapari realiza visita das gestantes e esclarece dúvidas das futuras mães do município

  • COMPARTILHE
Saúde

HFA Guarapari realiza visita das gestantes e esclarece dúvidas das futuras mães do município

Toda semana grávidas acompanhadas pelo município são recebidas no Hospital Francisco de Assis (HFA) para orientações pré parto

Aline Couto

Redação Folha da Cidade
Foto: Assessoria HFA
Dr Letícia (calça florida) esclarecendo as dúvidas das gestantes durante a visita. 

Um dos momentos mais sublimes na vida de uma mulher, ser mãe, vem acompanhado de muitas transformações e mudanças, que proporcionam dúvidas, questionamentos, medos e receios durante os meses de gestação. Pensando em um melhor acompanhamento para as futura mães de Guarapari, o HFA realiza toda semana a visita das gestantes com o objetivo de criar vínculos com as pacientes antes do momento tão aguardado.

A ginecologista obstétrica do HFA, Letícia Brito Pinheiro, contou que a partir de 39 semanas de gestação, as pacientes que são acompanhadas pelas unidades de saúde do município são encaminhadas ao HFA munidas de cartão do pré natal feito, com todos os exames realizados, para que a equipe do hospital materno infantil possa acompanhar e fazer esse vínculo com essas grávidas em seu período final.

“A rotina da paciente é só ela e o médico, já a visita é a possibilidade que elas têm de conhecer a estrutura do serviço do hospital e tirar dúvidas. São aproximações sucessivas, que vão quebrando o gelo do ambiente, do médico, e assim elas vão entendendo mais sobre o parto. É uma tentativa que a gente faz para que as pacientes se preparem melhor para esse momento. Conversamos sobre parto normal, vamos mostrado tudo e derrubando tabus de preocupações e angústias excessivas. Conhecendo cada etapa do serviço, as futuras mamães vão entendendo que o parto adequado é o que depende da hora da mãe e do bebê e é feito sem distinção de nenhuma espécie”, disse Dr Letícia.

A obstetra ainda acrescentou que as próprias grávidas marcam a visita antes de completarem as 39 semanas. E que esse encontro é o primeiro elo das gestantes com o HFA e seus serviços. “As pacientes conhecem o ambiente físico, os profissionais de plantão e entendem um pouco da rotina do trabalho do hospital”, pontuou.

Foto: Assessoria HFA
A enfermeira Inglytt (sapato rosa) junto a pediatras e o assistente social fazendo a abertura da visita.

Uma das grávidas que acompanhavam a visita realizada hoje (07), Milena Neves, que está com 37 semanas da sua primeira gestação, achou a visita muito importante e esclarecedora. “Faço acompanhamento na unidade de saúde do Jabaraí e hoje consegui tirar dúvidas, ter mais confiança e entender melhor o que vai vir daqui para frente. Foi um dos momentos mais importantes deste meu final de gravidez”, relatou.

Outra gestante que também participou da visita desta quarta-feira, Leidinay Cegrads, de 22 anos, já havia acompanhada a cunhada quando a mesma estava grávida. “As explicações são muito boas e como já estava programando a minha gravidez, sabia que tinha um local com uma equipe receptiva com esclarecimentos sobre o ambiente e as pessoas que vão me acompanhar”, descreveu.

“Não queremos que essas pacientes cheguem aqui no dia em que já estiverem em franco trabalho de parto e a gente não tenha nenhum histórico ou exame registrado. Queremos conhecê-las para quando a hora delas chegar sejam melhores assistidas. O histórico estará no sistema com toda a anamnese da paciente, para quando ela chegar em trabalho de parto o médico plantonista saiba de toda a sua trajetória”, finalizou a enfermeira obstétrica, Inglytt Franco.

Foto: Assessoria HFA
Momento em que as gestantes conheceram as dependências do hospital.