Saúde

Hospital comemora Dia Mundial da Prematuridade em Cachoeiro

O Dia Mundial da Prematuridade, que é 17 de novembro, relembrando a luta pela vida dos pequenos guerreiros

Foto: Divulgação

Todos os anos o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) se veste de roxo e celebra o Dia Mundial da Prematuridade, que é 17 de novembro, relembrando a luta pela vida dos pequenos guerreiros e as angustias e alegrias de suas famílias.

Este ano, a garota propaganda da Semana da Prematuridade HECI 2018 é a Sara. Filha da assistente social Marcelle Bandeira, ela chegou ao mundo com 34 semanas de gestação, pesando 2, 200 kg e medindo 44 cm. “Ao todo, ficamos um mês no hospital. A Sara ficou entubada na Utin por 12 dias, quatro sem o tubo e o restante no quarto. Mas todo esse tempo foi muito difícil porque além de chegar antes da hora, ela veio cardiopata, inspirando ainda mais cuidados, relembra Marcelle, que conta ainda que a pequenina não passou por cirurgias.

Hoje a Sara está com seis meses, pesando 7,600kg e se desenvolvendo normalmente. “Ela já come, já balbucia alguns sons parecidos com palavras e faz acompanhamento regular com cardiologista e pediatra. Mas aquela fase inicial de medo e sofrimento passou e estou podendo curtir a fase “gostosura”, comenta a mamãe aliviada.

A Semana

A programação terá início no próximo dia 12/11 (segunda-feira) com a Oficina de artesanato em EVA para as mamães da UTIN/ UADC-Neo. É a partir das 08h30, no auditório do HECI. E no dia 14/11 (quarta-feira) acontecerá o tradicional Encontro dos Prematuros, celebrando o seu dia. Às 14h, também no auditório do HECI, no 5ºandar.

Referência

O Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim é referência em atendimento à gestante de alto risco, conta com uma moderna Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) e uma equipe multidisciplinar qualificada no atendimento humanizado.  

Pontos moeda