Saúde

Nova arma contra o câncer: estudo vai permitir compreender e tratar a doença

Técnica permite identificar regiões do DNA pouco compactas e inferir quais genes estão sendo expressos em cada tipo de câncer

Foto: Divulgação
Estudo analisa características das células. 

A luta para compreender e tratar o câncer acaba de ganhar uma nova arma. Uma base de dados gerada a partir de informações sobre a acessibilidade de diferentes regiões do DNA em vários tipos de câncer vai permitir um melhor entendimento dessa doença, em que a expressão de genes é um mecanismo fundamental. 

O estudo se baseia em uma técnica chamada ATAC-seq, que permite identificar regiões do DNA pouco compactas. Quanto menos compacta é uma região de DNA, mais acessível é para a maquinaria celular, o que permite a leitura e expressão de genes. Com essa informação é possível inferir quais genes estão sendo expressos em cada tipo de câncer e como essa expressão está sendo regulada. A base de dados foi gerada a partir de informações de 410 amostras humanas pertencentes a 23 tipos de câncer.

O trabalho é mais um desdobramento do The Cancer Genome Atlas (TCGA), um projeto internacional que estuda o câncer por meio de técnicas de geração massiva de dados e biologia computacional.

Entenda melhor expressão de genes e metilação de DNA no vídeo a seguir

Estudo fornecido pela Universidade de São Paulo 

Pontos moeda