Saúde

Obesidade é fator de risco para doenças cardiovasculares, que estão entre as principais causas de morte no mundo

Consequência da má alimentação e do sedentarismo, a obesidade é considerada uma epidemia mundial pela Organização Mundial da Saúde (OMS)

Foto: Pixabay

O alerta é global. A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2025 cerca de 2,3 bilhões de adultos estarão com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos. E uma das consequências do excesso de peso é o aumento do índice de doenças cardiovasculares, que estão entre as enfermidades que mais causam mortes.

De acordo com o cardiologista, Marcelo Sampaio, um dos maiores riscos é o acúmulo de placas de gordura nas artérias. A obstrução impede o fluxo de sangue de chegar ao coração, enfraquecendo o músculo cardíaco e podendo causar infarto. O cardiologista ressalta que o sobrepeso também pode acarretar diabetes e hipertensão, quando os vasos sanguíneos ficam enrijecidos e o coração precisa de mais força para bombear o sangue.

Praticar atividades físicas e manter uma boa dieta podem evitar obesidade e as doenças relacionadas. Mas, segundo o gastrocirurgião, Alexandre Sakano, além de ter um estilo de vida saudável, fazer acompanhamento médico é fundamental para evitar a síndrome metabólica, um grupo de fatores de risco que aumenta a ocorrência de doenças cardiovasculares, entre outras enfermidades. O gastrocirurgião explica que, dependendo do caso, a cirurgia bariátrica pode despontar como umas das opções de tratamento da obesidade e das doenças associadas ao excesso de gordura no organismo, mas reforça que é necessária uma avaliação médica criteriosa.

Pontos moeda