Saúde

Posições comuns que causam dor nas costas

Dentistas, motoristas e pessoas que trabalham muito tempo sentadas são as principais a serem acometidas pela dor

Foto: Reprodução
A lombar é a região que mais sofre devido as más posturas. 

Manusear o teclado do computador de forma errada, usar o notebook na cama ou no sofá e ainda sentar de qualquer jeito são atitudes comuns que podem causar dor nas costas. Esse tipo de dor é tão comum, que pelo menos 80% das pessoas vão sofrer com o problema alguma vez na vida.

A fisioterapeuta, Rute Lane de Barros explica que as pessoas que mais sentem dor nas costas são profissionais como dentistas, motoristas, cirurgiões e pessoas que trabalham em escritórios, já que ficam muito tempo sentadas ou em posições que não são naturais ao ser humano.

No computador, a postura correta é com ombros abaixados, olhos na altura do monitor, costas no encosto da cadeira e os dois pés no chão.

Outra posição que prejudica muito a coluna é sentar de qualquer maneira no sofá ou no trabalho. “O jeito correto é ficar com a postura ereta e com os pés sempre apoiados no chão. Se for ficar sentado por muito tempo, é interessante que a cadeira tenha apoio para os braços e que fique ajustada de maneira que as pernas fiquem mais elevadas que o quadril”, ensina.

Rute Lane destaca que os exercícios físicos são importantes tanto para prevenir quando para tratar dores na coluna. “Ginástica laboral, pilates, musculação, natação podem ser feitos desde que bem indicados e acompanhados por um profissional”, esclarece.

Posturas mais comuns que prejudicam a coluna

Manusear o teclado do computador em uma altura muito elevada – a postura causa dor na cervical. O correto é que a altura do computador permita que os ombros fiquem relaxados e os cotovelos estejam apoiados a pouco mais de 90 graus.

Utilizar o computador na cama ou no sofá – essa postura pode causar dor na cervical, escápulas e na lombar. É interessante não ficar nessa posição, mas se for inevitável, a tela tem que estar na altura dos olhos e a cerca de um braço de distância do corpo.

Levantar objetos muito pesados- levantar objetos muito pesados pode causar dor nas costas. Evite pegar peso maior do que sua capacidade e esteja sempre com os joelhos flexionados.

Passar roupa ou lavar louça em suporte muito alto ou muito baixo- essa atitude pode causar dor na cervical e na lombar. O ideal é que a altura da superfície seja a mesma da cintura. Se for muito alta, use um apoio para ficar na mesma altura da cintura e se for muito baixo reduza o tempo da atividade.

Sentar de maneira inadequada- causa dor na lombar e região torácica. O correto é ficar com a postura ereta e com os pés sempre apoiados no chão. Se for ficar sentado por muito tempo, é interessante que a cadeira tenha apoio para os braços e que fique ajustada de maneira que as pernas fiquem mais elevadas que o quadril.

Pontos moeda