Saúde

Procura por procedimentos estéticos aumentou 390% em dois anos

Clínicas populares oferecem tratamentos como preenchimento facial e toxina botulínica a preços acessíveis, até 50% mais baixos que o mercado

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Pixabay
Botox, é o segundo procedimento estético mais procurado nas clínicas estéticas brasileiras. 

Nesta segunda-feira (12), uma mulher morreu após receber uma overdose de botox, em uma clínica de estética, em Hong Kong, na China. Ela chegou a ser levada ao hospital, mas já se encontrava em estado grave e não resistiu. Essas informações foram cedidas pela imprensa local. E dados do Censo 2016- o último divulgado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica-, mostram que a busca por procedimentos estéticos não invasivos aumentou em 390%, entre 2014 e 2016. 

Entre os procedimentos mais procurados durante o período, o botox assume a segunda posição. Em primeiro está o preenchimento (que também pode ser feito com toxina butulínica), em terceiro o peeling, em quarto o laser e em quinto, a suspensão com fios. 

“O botox, como é popularmente conhecido é utilizado para realizar o preenchimento facial. A testa, a região dos olhos e a boca são as principais áreas onde é aplicado a substância. A técnica, que ajuda na sustentação da face, com a aplicação do ácido hialurônico em pontos específicos, é o procedimento mais procurado nas clínicas”, comenta Antônio Carlos Brasil, proprietário de um centro estético. 

Cuidados

A dermatologista, Sylvia Ypiranga explica que todo procedimento precisa de planejamento. Portanto, levar em conta o tempo necessário para aguardar a recuperação da pele ou mesmo a época mais adequada para fazer tal procedimento, garantem um planejamento estético adequado e resultados mais seguros para o paciente e sua saúde.

“Não existe uma idade ideal para começar a cuidar da pele nem regra de tratamento para cada idade, mas de um modo geral, a partir dos 25 anos, medidas preventivas devem ser adotadas, usando produtos especializados para cuidados com a saúde da pele, além de tratamentos dermatológicos que induzem a produção de colágeno e reparam danos solares", explica a dermatologista. 

A especialista ainda ressalta que todo procedimento estético dermatológico deve ser acompanhado por um médico, para que eventuais complicações possam ser percebidas, diagnosticadas e tratadas. "É aconselhável realizar uma visita ao consultório ou na clínica onde o procedimento será realizado, prestando a atenção aos detalhes, é um bom meio de saber se o local escolhido terá a estrutura e a segurança necessárias para iniciar o tratamento", comentou.

Sylvia ainda alerta as pessoas a verificar também se o local tem autorização de funcionamento expedida pela Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância Sanitária, além de conferir se a higiene do espaço e se os materiais são descartáveis. "Lembre-se de que casas e imóveis residenciais não devem ser considerados para a prática de procedimentos invasivos. No consultório é possível observar os quesitos de biossegurança dos procedimentos. O conhecimento das técnicas de aplicação e da anatomia local também são fundamentais para o bem-estar e segurança do paciente". 

Mercado

Com o aumento da demanda por esse tipo de procedimento, as clínicas médicas populares passaram a oferecer esses tratamentos estéticos com valores até 50% mais baixos do que os praticados em outros consultórios, além de oferecerem facilidade de parcelamento. E os especialistas alertam: o barato pode sair caro. Nesse sentido, é preciso buscar por um centro especializado, que possa oferecer os cuidados e o profissionalismo que o procedimento exige. 

Procedimento estéticos

Eles se tornaram uma alternativa para quem deseja melhorar a estética da pele sem precisar recorrer à cirurgias plásticas, e se tornaram populares por não serem permanentes. 


Pontos moeda