Saúde

Alongamento de cílios pode causar queimaduras durante ressonância

Dermatologista comentou sobre os possíveis riscos que os 'cílios falsos' podem causar à saúde; entenda!

Larissa Agnez

Redação Folha Vitória
Foto: Rede Social/ Facebook
Efeito estético do alongamento de cílios chama atenção, principalmente, das mulheres. Porém, médicos alertam sobre os riscos do procedimento. 

Há algumas semanas circula na internet um alerta para pessoas que tenham alongamento de cílios, ou que façam o uso dos cílios postiço, terem cuidado ao realizar exames, como a ressonância magnética. Isso porque, segundo os especialistas, os pacientes pode ter os olhos e as pálpebras queimadas. 

O alerta começou a ser realizado, após o estudante de medicina, Hércules Fontes, compartilhar a imagem de olhos e cílios queimados, informando que alguns materiais contém em sua composição imãs, que podem ser atraídos durante uma ressonância magnética. 

Opinião de especialista 

Foto: WebSite Juliana Drumond

A dermatologista Juliana Drumond diz que a recomendação médica é para ter cuidado. "Cílios postiço e alongamento de cílios são coisas diferentes. Existem dois tipos de cílios, um que é colocado com a cola e outro que usa um imã, este com imã pode causar problema, porque qualquer coisa metálica pode atrair e ser aquecida na ressonância, queimando a pele". 

A dermatologista ressalta que não é possível afirmar que os cílios utilizados em alongamentos possuem metal em sua composição, por isso, é preciso verificar qual é o material utilizado e observar as contra indicações. 

"O que soube é que algumas clínicas de ressonância tem colocado nos questionários perguntas referentes aos alongamentos de cílios e os postiços. Antes de fazer o exame, eles perguntam se a pessoa possui ou não, para evitar que tenham complicações. Provavelmente alguém teve algum problema", comentou a médica. 

Alerta alongamento de cílios 

Foto: Divulgação / Pexel

Drumond comenta que a opinião médica é para que não se faça alongamento de cílios. "Esteticamente o efeito é bonito. Mas, para saúde não é muito indicado, porque podem surgir problemas. A cola pode causar alergias ou reações na pele e na pálpebra de algumas pessoas. Eu sugiro para quem deseja colocar alongamento, que faça um teste antes em algum outro local do corpo para notar se tem reação alérgica. Outro problema que pode ocorrer é a perda dos cílios naturais ou o seu enfraquecimento. Algumas pessoas colocam muita quantidade e com muita frequência, isso pesa o fio e deixa ele ralo". 

A especialista também aconselha as pessoas que optam pelo alongamento, fazer o procedimento com um profissional experiente e cuidadoso. 


Pontos moeda