Saúde

Entenda a importância da nutrição durante o tratamento do paciente com câncer

A ingestão adequada de nutrientes contribui para a manutenção do estado nutricional e fortalecimento do sistema imunológico

Foto: Divulgação
Por meio da boa alimentação, o paciente apresenta melhoria na qualidade de sono, no trânsito intestinal, no humor, na capacidade de concentração e até mesmo a perda de peso.

Uma alimentação saudável proporciona uma série de benefícios. Para pacientes em tratamento de câncer não é diferente. O apoio nutricional é um dos pilares para bons resultados no tratamento, proporcionando maior qualidade de vida aos pacientes.

A nutricionista do Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (GAPC), Samilar Araújo, explica que a alimentação de qualidade faz toda diferença, pois durante o tratamento o paciente enfrenta dificuldades devido os efeitos colaterais da quimioterapia ou radioterapia. Para a especialista, a ingestão adequada de nutrientes contribui para a manutenção do estado nutricional e fortalecimento do sistema imunológico.

O paciente também apresenta melhoria na qualidade de sono, no trânsito intestinal, no humor, na capacidade de concentração e até mesmo a perda de peso.

Orientações

‘’Peço que sempre optem por uma alimentação rica em nutrientes, com frutas, verduras e legumes. É importante não se esquecer de beber bastante água e não ficar longos períodos sem se alimentar. Além disso, oriento que evitem alimentos embutidos, ricos em sal, açúcar, gordura e evitar se alimentar na rua, pois não sabemos como os alimentos foram preparados’’, ressalta.

Serviço

Pacientes que precisam de ajuda, podem contar com o apoio do GAPC, na Avenida Marechal Campos, 926, Bonfim - Vitória. Ligue para (27) 3376-0788

Pontos moeda