Saúde

ES não tem atingido meta da vacinação de gestantes contra doenças graves

Imunização durante a gestação é importante para a proteção da mulher grávida, livrando-a de doenças e complicações, e para proteção do bebê

Foto: Divulgação
Realidade não é só capixaba, mas do Brasil como um todo. Grávidas precisam se atentar a esses cuidados.

Com calendário vacinal específico, dentro do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, as gestantes contam com a imunização contra a hepatite B, Dupla adulto (dT), que previne contra difteria e tétano, e dTpa tipo adulto, que protege contra difteria, tétano e coqueluche. Fora o calendário de rotina, elas também fazem parte do público prioritário para a vacina Influenza durante o período de campanha.

“A vacinação durante a gestação é para a proteção da mulher grávida, livrando-a de doenças e complicações, e para proteção do feto, recém-nascido ou lactente, favorecendo-o com anticorpos para que possa se defender das infecções devido à baixa resistência do seu sistema imunológico, até que receba seu esquema de vacinação”, explicou Danielle Grillo, coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis.

Segundo a coordenadora, o Espírito Santo não tem atingido a meta de cobertura vacinal ideal, determinada pelo Ministério da Saúde. Uma realidade não só capixaba, mas do Brasil como um todo, mas que as grávidas precisam se atentar a esses cuidados. No último ano, o Estado chegou a 81,47% de cobertura para a vacina influenza, enquanto a meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de 90%. Em relação à dTpa, o Estado atingiu 75,09% - sendo a 2ª posição em nível nacional, enquanto a cobertura ideal é maior ou igual a 95%. Atualmente influenza e dTpa estão com cobertura vacinal de 84,74% e 73,24%, respectivamente.

“É fundamental que alcancemos altas e homogêneas coberturas vacinais das gestantes para proteção do binômio mãe-filho. Todas as gestantes devem tomar as vacinas recomendadas conforme o calendário nacional de vacinação. As vacinas são gratuitas e estão disponíveis nas unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde”, informou a coordenadora.

Por: Secretária de Estado da Saúde 

Pontos moeda