Saúde

Fumo aumenta em até 20 vezes chances de câncer de pulmão

Com mais de 1,82 milhão de casos, a doença pode ser assintomática e se espalhar rapidamente pelo corpo

Foto: Divulgação
Por ser assintomático, alguns pacientes podem perceber a doença só em estágios mais avançados. 

Um dos tipos de tumores mais comuns na população brasileira, o câncer de pulmão se tornou frequente por causa do tabagismo. Segundo dados do Inca, 90% dos casos diagnosticados da doença está associado ao consumo de derivados de tabaco. O oncologista Artur Ferreira explica que fumar aumenta em até 20 vezes as chances de desenvolver a doença.

"Esse é o tipo de câncer que mais causa óbito no mundo e ações como parar de fumar podem ser determinantes para evitar a doença", destacou o médico. 

Risco 

Existem dois grupos de alto risco para esse tipo de câncer. Pessoas entre 55 e 74 anos que fumam há 30 anos um maço por dia mesmo se a interrupção tiver ocorrido há 15 anos. O outro perfil são pacientes com 50 anos ou mais com histórico de tabagismo (um maço por dia por 20 anos seguidos) e mais um fator de risco associado, câncer de pulmão prévio, história familiar positiva ou exposição ocupacional. "Não são apenas fumantes que podem ter a doença, mas a incidência é maior nesse grupo de pessoas" alerta o médico.

Dr. Ferreira explica que, para esses casos, é indicada a realização de exames anuais para rastreamento de eventuais tumores no pulmão. "Nós normalmente avaliamos lesões por meio de uma tomografia de baixa dose (TBD), que é feita sem o uso de contraste e com exposição a baixos níveis de radiação".

Por ser assintomático, alguns pacientes podem perceber a doença só em estágios mais avançados, mas é importante ficar atento aos sinais. 

Ferreira listou dois dos sintomas mais comuns em pacientes com câncer de pulmão.

Tosse persistente: O pulmão é responsável por nos auxiliar durante a respiração. Quando algo não está bem, o corpo vai enviando sinais e a tosse é uma delas. Ela é comumente seca e pode durar semanas. No caso dos fumantes, a tosse pode se agravar.

Falta de ar (dispneia): A piora progressiva da capacidade de desenvolver atividades normais e ficar sem fôlego, principalmente no caso dos fumantes, é um sinal de alerta.

Pontos moeda