Saúde

Hospital Santa Rita é premiado no Excelência em Saúde 2019

Santa Rita é considerado o maior complexo hospitalar oncológico do ES, e venceu a categoria Clínica de Radioterapia na quarta edição da premiação da Rede Vitória

Foto: Divulgação

Criado em 1970, o Hospital Santa Rita de Cássia é uma entidade filantrópica e hoje representa o maior complexo oncológico do Espírito Santo. Tem como fundadora e mantenedora a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc), cuja Presidência responde pelas duas entidades, Afecc e hospital.

O foco do hospital está na saúde. Por isso, possui corpo clínico especializado, tratamentos exclusivos e em tempo integral, uso de modernos recursos tecnológicos e é o único no estado a realizar transplante de medula óssea – tanto o autólogo, ou autotransplante, quanto o alogênico (quando a medula óssea provém de um doador).

No que diz respeito aos tratamentos radioterápicos, o Santa Rita utiliza a técnica de Radioterapia Conformacional Tridimensional, em que a radiação produzida adquire o formato exato do tumor, tornando o tratamento mais eficaz, com maior possibilidade de cura e menos efeitos colaterais. Além disso, realiza a braquiterapia, em que se coloca uma fonte de radiação dentro ou junto da área que necessita de tratamento. Essa é uma técnica usada principalmente no tratamento do câncer de colo de útero, com excelentes resultados.

O hospital mantém caráter filantrópico e destina mais de 60% dos seus serviços para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em função disso, também recebe pessoas do sul da Bahia, leste de Minas Gerais e norte do Rio de Janeiro.

Para a presidente da Afecc, Marilucia Dalla, ser eleito no seu segmento representa o reconhecimento da excelência do serviço que o hospital presta à sociedade. “Mostra que todo o empenho, investimento e comprometimento com a saúde vem sendo reconhecido por toda a sociedade, não somente pelos pacientes atendidos no Hospital Santa Rita de Cássia. Isso se traduz no atendimento qualificado, no sucesso dos tratamentos e no reconhecimento pela sociedade. Se traduz, também, em uma empresa que prima pela qualidade do atendimento, que tem foco na saúde, comprometimento com a qualidade do serviço prestado. E isso é motivo de muito orgulho e motivação para continuarmos mantendo o padrão de exigência e de atendimento.”

Neste ano, o Hospital Santa Rita de Cássia conquistou a certificação ONA Nível II (Certificado Pleno), o que garante que os processos da qualidade estão evoluindo para o nível de excelência. Também foram realizados investimentos na infraestrutura do pronto-socorro particular e uma nova área de observação e repouso para pacientes de convênios e particulares.

Pontos moeda